O duplo propósito de Deus - Prefácio e Introdução

PREFÁCIO

     Como fui grandemente abençoado pelo verdadeiro estudo bíblico e consegui enxergar as riquezas dos planos de Deus em Seu Filho, Jesus Cristo! Encontrei neste livro uma fonte rica para o entendimento do duplo propósito de Deus nos assuntos que aqui se encontram. Está  bem escrito, tem uma apresentação clara e concisa sobre estes assuntos importantes, os quais abrirão o seu amor pela Palavra e fá-lo-ão maravilhar-se do amor que nosso Deus tem pela Sua criação decaída.

     Se entendermos mal o plano de Deus não poderemos servi-Lo de acordo com a Sua vontade. Sabemos que nenhum homem é infalível na apresentação da Palavra de Deus, por isso o meu grande desejo é que o leitor possa livrar-se de quaisquer opiniões, prévias ou actuais, nestes assuntos e permitir que a Palavra de Deus fale directamente consigo. (Sendo o Criador, Deus sabe qual a linguagem necessária para fazer isto sem a interferência da sabedoria do homem decaído e para que interprete o Seu intento.)

     Desejo que seja tão abençoado com o amor e graça de Deus, que se torne numa verdadeira bênção, levando a glória de nosso Senhor Jesus Cristo a muitos. Para isto, recomendo este livro que o ajudará no seu estudo do Livro - a Bíblia.

Reuben Keiper

 

crstam.jpg

INTRODUÇÃO

     Já observou a ordem das palavras na majestosa afirmação com que a Bíblia começa?

     "No princípio criou Deus os CÉUS e a TERRA" (Gn. 1:1).

     Não diz que Deus criou o "universo", mas "os céus" e "a terra".

     Isto é porque Deus tinha um propósito especial para a terra, bem distinto do Seu propósito para o resto do universo. Este propósito relacionado com a terra e as nações para habitar nela é revelado progressivamente nas Escrituras. Aguardamos ansiosamente a sua gloriosa consumação quando "a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar" – quando o Cristo que foi crucificado aqui entrar no Seu direito, reinando como Rei dos reis e Senhor dos senhores.

     Mas Deus também tinha um propósito muito especial relacionado com o céu que foi mantido oculto no Seu próprio coração de amor até que o pecado e rebelião do homem chegassem ao seu clímax. Então Ele reclinou-Se, salvou o "principal dos pecadores" e usou-o para tornar conhecido o maravilhoso segredo do Seu propósito ao oferecer aos pecadores em todo lugar, a salvação pela graça somente através da fé, reconciliando-os a Ele num corpo pela cruz e dando-lhes uma posição e uma perspectiva futura nos mais elevados céus.

     O propósito de Deus em relação à terra e o reinado de Cristo sobre ela é o tema da "profecia", (II Pe. 1:16-19). O Seu propósito em relação ao céu e a nossa exaltação lá com Cristo é o tema do "mistério" (Ef. 2:4-10, 3:1-4). As Escrituras estão basicamente divididas nestes dois grandes temas.

     Aqueles que querem "manejar (dividir) bem a palavra da verdade" precisam de começar aqui. A divisão primária das Escrituras não é entre o Velho e Novo Testamentos; também não é entre a lei e a graça; também não é entre a profecia e o seu cumprimento, mas entre a profecia e o mistério – aquilo que "Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio" e aquilo que "desde tempos eternos esteve oculto" até ter sido revelado por meio do apóstolo Paulo. 

     Quem quiser trabalhar para Deus precisa de entender bem esta divisão ou nunca será realmente competente para proclamar a mensagem de Deus para hoje – aquilo que Paulo, pelo Espírito, chamou de "o meu Evangelho e a pregação de Jesus Cristo, CONFORME A REVELAÇÃO DO MISTÉRIO."

     Mas apesar de existir uma distinção entre estes dois propósitos, também existe uma ligação, porque o programa profético não podia ser cumprido enquanto o mistério não fosse revelado. Encontramos muito evangelho (boas novas) na Palavra profética mas não foi antes de Paulo que tivemos conhecimento de "o mistério do Evangelho" (Ef. 6:19-20).

     E a ligação entre a profecia e o mistério é ainda mais vital do que isto, pois ambos os propósitos centralizam-se em Cristo. Enquanto a profecia se centraliza em Cristo como Rei de Israel e o mundo, o mistério centraliza-se em Cristo como o glorioso Cabeça do Corpo, o povo celestial de Deus.

     O grande duplo propósito de Deus não será realizado até que todos, no céu e terra, estejam juntos como um em Cristo.

     "Em Quem temos a redenção pelo Seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da Sua graça,

     "Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência;

     "Descobrindo-nos o mistério da Sua vontade, segundo o Seu beneplácito, que propusera em Si mesmo,

     "De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra" (Ef. 1:7-10).

Cornelius R. Stam
Milwaukee, Wis., EUA 
24 de Junho de 1947
 
 

O duplo propósito de Deus - Prefácio e Introdução
O duplo propósito de Deus - Encarnação
O duplo propósito de Deus - Crucificação
O duplo propósito de Deus - Ressurreição
O duplo propósito de Deus - Ascensão
O duplo propósito de Deus - Segunda Vinda

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 05DEZ25
Os ficheiros do caso Epstein

Tema abordado por Carlos Oliveira em 05 de dezembro de 2025

Carlos Oliveira 30NOV25
O crente como espelho

Tema abordado por Carlos Oliveira em 30 de novembro de 2025

Carlos Oliveira 28NOV25
Cristo: exemplo enganoso para a salvação

Tema abordado por Carlos Oliveira em 28 de novembro de 2025

Estudo Bíblico
1 Timóteo 2:9

Estudo realizado em 03 de dezembro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário