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Como o Espírito guia a Igreja

O Espírito dirige pela luz da Palavra

 

     Quando se diz que é o Espírito que guia a assembleia dos santos, o que se quer dizer com isso? Como guia, realmente, o Espírito o povo de Deus?

     O Espírito guia, sem dúvida, mas biblicamente (1 Ped. 1:21), não antropicamente. Alguns mascaram o seu antropismo e antropocentrismo com frases estereotipadas como dizerem que é o Espírito que os guia, quando na realidade são eles que se guiam a si mesmos, pois a sua ação contradiz o que a Palavra de Deus realmente  ensina e, portanto, o Espírito.

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Apolo - superiores qualidades de um grande pregador

Ruínas no velho Império Romano

 

     É inspirador pensar num pregador poderoso e popular como Apolo, tão sinceramente disposto a aprender que se senta com humildade, não se julgando mais importante, aos pés de dois membros da sua audiência - um fazedor de tendas e a sua esposa. É digno de nota que Apolo tenha recebido o seu treinamento teológico avançado, não num seminário ou de qualquer um dos grandes líderes da época, mas de dois humildes fazedores de tendas – Áquila e Priscila.

– Cornelius R. Stam

Suponhamos

C. R. Stam

 

     Suponhamos que era verdade que uma pessoa, depois de salva poderia perder-se novamente.

     Suponhamos que tal pessoa, para ganhar o Céu, teria de ser salva uma vez mais.

     Mas suponhamos que a pessoa em questão nunca chegou a salvar-se segunda vez e, partindo desta vida perdida, acabou por ir para o lago de fogo, depois de outrora haver sido “salva”.

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A Ceia do Senhor

Ceia do Senhor     I Coríntios 11:23-26: 23 Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; 24 e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o Meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de Mim. 25 Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no Meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de Mim. 26 Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha.”

     É de extrema importância notar aqui que Paulo não se limita a relatar o que tinha acontecido na noite em que nosso Senhor instituiu “a Ceia do Senhor”. De maneira nenhuma é esse o caso. Ele afirma claramente que o que ele lhes tinha “ensinado” (ou entregue) o “recebeu do Senhor” agora glorificado no céu. [Este tipo de fraseologia é usado em relação à revelação que lhe foi dada pelo Senhor exaltado (cf. I Coríntios 15:3; I Tessalonicenses 4:15)].

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