A importância da igreja local

igreja local

 

     Alguns têm observado que a igreja universal está em vista em Efésios e a igreja local em 1 Coríntios. Embora isso seja genericamente verdade, não deve ser imposto tão rigidamente, visto que encontramos ambas as verdades em ambas as epístolas. Particularmente as verdades da igreja universal encontradas em Efésios têm um propósito prático na vida da igreja local.

     Uma das forças que impulsionou a vida e o ministério de Paulo foi a revelação que lhe foi dada de que Deus tinha reconciliado ambos, Judeus e Gentios, juntamente num único corpo, a Igreja (Efé. 2:11-22 e 3:1-10). A igreja seria o meio de ensino e esclarecimento para todos verem a “multiforme sabedoria de Deus” (Efé. 3:10). Paulo enfatiza essa verdade e descreve-a como "mistério", isto é, uma revelação de algo que nunca poderia ser descoberto sem o milagre da revelação divina. Paulo escreve: “... o qual, noutros séculos, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como, agora, tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos, apóstolos e profetas” (Efé. 3:5). Mais adiante, no mesmo capítulo, ele escreve: “... desde os séculos, esteve oculto em Deus, que tudo criou” (Efé 3:9). Lemos ainda mais neste capítulo: “segundo o eterno propósito...” (Efé. 3:11). “O qual, noutros séculos, não foi dado a conhecer..., agora, foi revelado, ... oculto ... segundo o eterno propósito”.

     A vida e o ministério de Paulo estavam focados nas grandes coisas de natureza eterna. Ele também nos diz que é pela igreja que Deus tem escolhido “demonstrar (manifestar) a todos ... a dispensação do mistério” (Efé. 3:9).

     O sentido real do versículo é que pela igreja Deus está a iluminar todos, não apenas os homens do mundo, mas incluindo principados e potestades. A igreja expõe ao mundo dos homens e anjos a verdade sobre Deus. Essas verdades que têm estado encobertas estão agora completamente reveladas. Destes elevados e arrebatados pensamentos podemos descer à terra e pensar que cada igreja local tem uma parte neste propósito. Tudo isto está relacionado com a obra da igreja local em promover o grande propósito eterno de Deus.

     A nossa obra pode parecer pequena e mundana. O nosso dom pode parecer sem importância, mas é tudo, menos mundano ou sem importância. Aprendemos em Efésios 4, Romanos 12, 1 Coríntios 12 e 1 Pedro 4 que cada dom é importante no funcionamento da igreja.

     Nós não sabemos realmente como o Senhor escolhe usar a nossa igreja local. Pode ser num grande centro e comunicando a um grande número. Por outro lado, podemos ser um número pequeno e parecer ineficiente. Mas devemo-nos lembrar que a nossa função é mostrar Cristo não apenas ao mundo dos homens, mas ao mundo dos anjos. Temos aprendido que este é o propósito eterno de Deus.

     Conclui-se, portanto, que o desânimo deve ser descartado imediatamente. A fidelidade a Cristo é a ordem do dia.

     Conclui-se ainda que nada é mais importante que a igreja local. Enquanto seja verdade que outras coisas têm uma necessidade legítima para nós, não nos devem impedir de ocupar o nosso lugar na igreja local. Isso significa que decisões da vida como educação, carreira, trabalho, casamento, onde vivemos, e atividades extracurriculares devem ser todas governadas tendo atenção como impactarão o nosso envolvimento no propósito eterno de Deus para a igreja.

     Precisamos de ter cuidado para que coisas menos importantes não comecem a assumir a direção da nossa vida e circunstâncias de modo que nos ocupemos com coisas triviais que nada tenham a ver com o Senhor. Ora, isso não significa que casa, família e trabalho não sejam importantes. Pelo contrário, Paulo instrui-nos em Efésios 5 e 6 sobre os nossos deveres na vida em casa e no trabalho. Estes também são feitos para o Senhor. Quando feitos para o Senhor somos capazes de manter as coisas em equilíbrio adequado.

     A igreja tem sido abençoada com Cristãos fiéis que vivem as suas vidas para o Senhor e estão completamente comprometidos com a obra da igreja local. Mas a igreja também tem sido privada do seu papel pelos que assim não procedem. Nunca nos esqueçamos que Deus nos tem dado o privilégio de sermos parte do propósito eterno! Não há nada mais significativo.

Brian Gunning
Counsel

 

Sermões e Estudos

Carlos Simões 26OUT25
Fidelidade

Tema abordado por Carlos Simões em 26 de outubro de 2025

Carlos Oliveira 24OUT25
Porque não sou religioso

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de outubro de 2025

Lucas Quental 19OUT25
A nossa ligação

Tema abordado por Lucas Quental em 19 de outubro de 2025

Estudo Bíblico
1 Timóteo 2:8

Estudo realizado em 22 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário