• 1
  • 2
  • 3

Servindo entusiasticamente,
com amor e temor,

para em tudo te enriquecer em Cristo, em toda a Palavra, em todo o conhecimento (1 Coríntios 1:5).

Testemunhos

Dário Botas

Como morrer em Cristo tem mais valor do que nada.

José Jacinto Carvalho

Conversão significa mudar de vida e a minha vida mudou mesmo.

Sermões e Estudos

David Gomes 21JUNI26
Esperar

Tema abordado por David Gomes em 21 de junho de 2026

Carlos Oliveira 19JUNI26
Discurso contraditório

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de junho de 2026

Márcio Botas 14JUNI26
Descanso

Tema abordado por Márcio Botas em 14 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:6

Estudo realizado em 17 de junho de 2026

ver mais

28-11-2023 - Filha de feiticeiro crê no Senhor Jesus Cristo após receber tratamento médico de missionários

Os kits de telemedicina. (Foto: IMB)

 

     O Conselho de Missões Internacionais (IMB) está a usar estratégias de telemedicina para levar atendimento médico especializado a áreas remotas em todo o mundo. Além disso, os missionários aproveitam a oportunidade para atrair os pacientes a Cristo.

     A milhares de quilómetros do outro lado do Atlântico, os médicos conseguem tratar pessoas que necessitam desesperadamente de cuidados físicos e espirituais.

     A telemedicina ficou conhecida durante a pandemia da Covid-19, onde os pacientes costumam ter consultas médicas através de uma chamada de vídeo.

      O médico Dr. Geoff Little questionou porque essa mesma tecnologia não poderia ser usada para aumentar o acesso ao Evangelho em lugares de difícil acesso. 

     A partir disso, ele criou kits de telemedicina que foram financiados pelo Dr. Rebekah Naylor Preach e Heal Fund do IMB. 

     Os kits têm cerca de 36 centímetros de largura e, dentro dele, há um tablet, um viva-voz, uma webcam, um estetoscópio que se liga diretamente ao computador e um manípulo de pressão arterial e oxímetro de pulso habilitados para bluetooth. 

     Atualmente, o IMB possui dois desses kits e já realizou consultas de telemedicina em 10 países. 

     “Há pessoas em todo o mundo que, para ter acesso a um atendimento de saúde básico, precisam de percorrer uma longa jornada. Agora, através deste ministério, uma clínica virtual é levada até às suas aldeias”, disse o doutor.

 

Cuidando da filha de um feiticeiro

     Por causa dos kits, o doutor Little pôde testemunhar a restauração de Amahle*, uma menina de 11 anos, filha de um feiticeiro. 

     Os pais contaram que a filha sofria convulsões violentas três vezes ao dia. 

     A região em que eles moravam era de difícil acesso a um hospital.  Devido ao quadro da menina, e à falta de conhecimento especializado, todos acreditavam que ela estaria possuída por um demónio.

     Então, na intenção de mantê-la segura, a família acorrentou-a em uma árvore. O feiticeiro procurou ajuda dos Cristãos de uma igreja local. O pai reconheceu que a sua bruxaria não poderia resolver o problema da sua filha. 

     Ele pediu que os Cristãos orassem pela menina. A congregação orou e também pediu ajuda aos missionários do IMB, que estavam a várias horas de distância.  

     Por meio da clínica online, Little diagnosticou-a corretamente e prescreveu remédios e um tratamento adequado para as suas convulsões.  

     Amahle reconheceu o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador e, hoje, frequenta semanalmente a igreja local. 

     Através dos missionários do IMB, dos Cristãos da região e de Little, a mãe da menina percebeu a sua maior necessidade — a espiritual — e também se converteu ao Senhor Jesus Cristo. 

     Enquanto a família ainda ora pela salvação do pai, uma nova igreja foi plantada numa aldeia próxima.  

 

Ministério de medicina 

Mais de 30 voluntários compõem a equipa de Little. Eles são médicos, assistentes e enfermeiros que desejam pregar a mensagem do Evangelho.

Através da consultas online e dos médicos locais, medicamentos e tratamentos são prescritos e vidas são transformadas. Mais de 20 pessoas creram em Cristo através dessa estratégia de evangelização. 

À medida que cada pessoa realiza uma consulta, os crentes e os missionários do IMB falam do Evangelho, e os cuidados médicos adequados, que proporcionam melhor qualidade de vida para os pacientes.

 


As consultas realizadas pelos missionários. (Foto: IMB)

     O Dr. Tom Hicks, o novo diretor de Estratégias Globais de Saúde do IMB, expressou a sua gratidão pelo sucesso do projeto. 

     “Ao estabelecer parcerias com crentes locais e profissionais de saúde, podemos capitalizar as aberturas de clínicas em dias, em vez de meses”, disse o doutor. 

     Ele explicou que, como as clínicas trabalham com parceiros locais, os pacientes podem ligar-se a igrejas e outros crentes. 

     “Os nossos consultores de telemedicina trabalham com  tecnologia e tradutores nacionais, como também plantadores de igrejas para ver o Evangelho chegar aos perdidos de maneiras novas e emocionantes”, afirmou Hicks.

     O Dr. Rick Dunbar, médico e presidente do grupo consultivo de estratégias de saúde do IMB, contou: 

     “Little está a usar as suas habilidades e treinamento para criar acesso ao Evangelho. Através desta ação, ele também está a gerar empregos para os cidadãos”. 

     “As equipas estão a ter a oportunidade de falar do Evangelho aos não alcançados enquanto cuidam deles clinicamente”, concluiu ele.  

 

*Nomes alterados por motivo de segurança.

 

- in Baptist Press

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

_________________________________________

NOTA de esclarecimento importante:

Esta secção de notícias é exatamente isso, e tão somente isso: notícias, visando informar o povo de Deus do que vai acontecendo no mundo. Não significa que subscrevamos princípios, práticas e costumes associados às mesmas. O resto do portal esclarece bem e com rigor o que realmente cremos à luz das Escrituras bem manejadas.

 

FRUINDO DA ADMIRÁVEL GRAÇA DE DEUS,
A NOSSA MISSÃO É AJUDAR TODOS 
A USUFRUIR DA MESMA GRAÇA.

"... vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão" (2 Coríntios 6:1).
Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus ... (Efésios 3:2)
"... que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar
a ação de graças para glória de Deus" (2 Coríntios 4:15).
"Porque pela graça sois salvos ..." (Efésios 2:8).

  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário