• 1
  • 2
  • 3

Servindo entusiasticamente,
com amor e temor,

para em tudo te enriquecer em Cristo, em toda a Palavra, em todo o conhecimento (1 Coríntios 1:5).

Testemunhos

Dário Botas

Como morrer em Cristo tem mais valor do que nada.

José Jacinto Carvalho

Conversão significa mudar de vida e a minha vida mudou mesmo.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03JULI26
Por que dividir a Bíblia corretamente?

Tema abordado por Dário Botas em 05 de julho de 2026

Carlos Oliveira 03JULI26
Therians

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de julho de 2026

Carlos Simões 28JUNI26
Queres ser salvo?

Tema abordado por Carlos Simões em 28 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:7

Estudo realizado em 08 de julho de 2026

ver mais

20-06-16 - Facebook pode difundir sincretismo religioso ou fazer jovens mudarem de crença, diz pesquisa20

Redes sociais

     As redes sociais podem estar a colaborar para a mudança na forma como as pessoas enxergam a religião, influenciando inclusive na maneira como as pessoas abraçam as suas crenças, criando uma espécie de sincretismo (combinação de princípios de diversas doutrinas religiosas diferentes) religioso digital.

     Essa é a constatação de uma pesquisa realizada pelo departamento de sociologia da Universidade de Baylor, no Texas (EUA), ao longo de 11 anos – entre 2002 e 2013 -, com mais de 3 mil jovens com idades entre 13 a 17 anos.

     No formulário de questões, os participantes eram instados a dizer se consideravam que outras religiões, além das que eles seguiam, poderiam ter bons valores; se era aceitável ou não abraçar conceitos de outras religiões; e, por último, se alguém que professa a mesma fé que eles poderia acreditar em partes do que outras religiões ensinam.

     Além disso, precisavam responder com que frequência participavam de cultos, excluindo casamentos, funerais e batismos, e também quanto tempo gastavam ligados às redes sociais.

     O relatório da pesquisa indica que 80% dos jovens que participaram da pesquisa consideram aceitável adquirir novos conceitos religiosos. O dado curioso, no entanto, aponta para a influência das redes sociais nisso: apenas as pessoas que mais as usavam (89%) se mostraram flexíveis no que se refere às religiões diferentes das suas. Os entrevistados que usam as redes sociais com menor frequência tinham um índice maior de frequência a cultos e menor tolerância à adoção de práticas religiosas diversificadas.


Religião à la carte

     Os estudiosos acreditam que com a popularização cada vez mais intensa das redes sociais, esse tipo de visão religiosa sincrética se torne tendência na sociedade, com as pessoas a abraçar as partes que melhor convém para montar sua crença personalizada.

     Para os sociólogos que conduziram a pesquisa, não está claro qual o motivo que leva a essa mudança de percepção, porém, acreditam que o anonimato permitido pela Internet seja um fator de influência, segundo informações da revista SuperInteressante.

NOTA:
Grande janela de oportunidade para lhes ser anunciado, nas redes socais, a verdade que está em Cristo.

FRUINDO DA ADMIRÁVEL GRAÇA DE DEUS,
A NOSSA MISSÃO É AJUDAR TODOS 
A USUFRUIR DA MESMA GRAÇA.

"... vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão" (2 Coríntios 6:1).
Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus ... (Efésios 3:2)
"... que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar
a ação de graças para glória de Deus" (2 Coríntios 4:15).
"Porque pela graça sois salvos ..." (Efésios 2:8).

  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário