Como posso evitar um novo divórcio?
Pergunta: Acho que o meu marido e eu temo-nos estado a afastar um do outro há vários anos, mas agora ele anunciou que encontrou outra pessoa e pediu o divórcio. Agora é muito tarde, mas o que falhou? Como posso evitar que isto aconteça novamente se eu casar de novo? – Srª J.D.
Resposta: Uma das razões porque quis reimprimir a sua carta é porque ilustra uma verdade muito importante: Um bom casamento não acontece por acaso - ele precisa de cuidados constantes.
Já teve um jardim? Se sim, sabe que é preciso atenção constante para que este vingue. O chão tem que estar preparado ... as sementes corretas devem ser plantadas e adubadas ... as ervas daninhas precisam de ser arrancadas (sem ferir as boas) ... o solo necessita de ser regado continuamente ... o jardim deve ser protegido da ação destrutiva de aves e animais. E só assim o seu trabalho árduo acabará por ser recompensado.
O casamento é um pouco como um jardim. Se for negligenciado (se forem permitidas que "ervas daninhas" floresçam), se o marido ou a esposa tiverem o seu respetivo cônjuge como um dado adquirido ou forem insensíveis às suas necessidades - então esse casamento terá problemas. Passar tempo juntos ... procurar satisfazer as necessidades do outro ... evitar críticas e deslealdade - estes e inúmeros outros atos de bondade irão fortalecer muito um casamento.
No entanto, a coisa mais importante que qualquer casal pode fazer, é edificar o seu casamento em Jesus Cristo. Eu sempre disse que um bom casamento envolve três pessoas: a esposa o marido - e Deus. Independentemente do que o futuro lhe reserve, comece por se voltar para o Senhor Jesus Cristo, crendo n’Ele como seu Salvador, permitindo que Ele entre na sua vida e a dirija. Deus ama-a, e a sua vida nunca mais será a mesma com Cristo no seu centro. A Bíblia diz: "Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele" (1 João 4:16).



