Há sentimento de culpa, quando se peca?
Pergunta: Eu sei que é suposto sentir-me culpado quando peco, mas não posso dizer que isso aconteça. Eu acho que é por isso que nunca senti qualquer necessidade especial de Deus. Porque me devo preocupar com isso? - L.S.H.
Resposta: Uma das razões porque se deve preocupar com isso é porque é culpado quando peca – quer se sinta culpado, quer não. A Bíblia adverte solenemente: "… aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo" (Hebreus 9:27).
Como deve saber, os sentimentos nem sempre são um teste confiável da verdade. Eu posso estar convencido de que nada irá acontecer comigo se eu caminhar por um beco escuro à noite - mas os meus sentimentos podem estar errados, e eu, posso realmente colocar-me em grande perigo. Ou convencer-me de que estou com boa saúde e não ter nada com que me preocupar - mas um cancro mortal poder ainda assim estar a crescer dentro de mim sem ser detetado. Os nossos sentimentos podem enganar-nos - porém os factos nunca.
Não se deixe enganar pelos seus sentimentos, e não ignore a pequena voz dentro de si que lhe pede para fazer o que está certo e o repreende quando faz o que está errado. Tragicamente, essa voz (a que chamamos de nossa consciência) pode tornar-se entorpecida ou quase silenciada se se recusar a ouvi-la. No entanto, duvido que isso tenha acontecido consigo; caso contrário não me teria escrito. A Bíblia avisa-nos para ouvirmos o que Deus nos está a dizer, "… para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado" (Hebreus 3:13).
Encare honestamente a sua necessidade de Deus. Depois, confie no Senhor Jesus Cristo como seu Salvador, a fim de ser perdoado e se transforme na pessoa que Ele quer que seja. Que a oração do salmista se torne sua: " Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade …" (Salmo 86:11).



