Porque é que Deus permite que os meus amigos me conduzam à tentação?
Pergunta: Será que Deus nos pune quando fazemos algo de errado? Eu estou a começar a pensar que Ele pune, embora eu sempre assumisse que Ele é benigno e amor. Sou oriundo de uma família cristã, mas eu admito que virei de costas a Deus quando abandonei a casa, e agora nada dá certo. - K.G.J.
Resposta: Se deliberadamente colocar a mão num fogão quente ficará queimado - mas a culpa é de quem (ou de quê)? É do fogão, ou é sua? Sabe a resposta; a culpa é só sua.
E de uma forma muito mais profunda, é isso o que acontece quando ignoramos Deus e deliberadamente nos voltamos contra Ele. Quando fazemos algo de errado, nós acabamos por pagar um preço – e a razão é porque essa é a maneira como Deus criou o mundo. Assim como a dor física deve ensinar-nos a ficar longe de fogões quentes, a dor tanto emocional quanto pessoal deve ensinar-nos a ficar longe das más ações – pois ambas nos prejudicam. A Bíblia adverte: " Não erreis: Deus não Se deixa escarnecer … o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção …" (Gálatas 6:7-8).
Mas porque razão Deus nos disciplina quando procedemos erradamente? Será que é porque Ele é um juiz irado, vingativo que tem prazer em ver-nos sofrer? Não! Deus ama-nos, e Ele importa-Se com o que acontece connosco - e Ele não quer destruir as nossas vidas. Que tipo de pai seria se deixasse os seus filhos fazer tudo o que quisessem, independentemente do quão perigoso ou nocivo fosse?
Não brinque com o seu futuro, e não brinque com a sua alma. Em vez disso, volte-se para Cristo e renda-Lhe a sua vida, crendo n’Ele como seu Salvador. Depois deixe que a descoberta do salmista se torne sua: "[Ele] Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do Seu nome" (Salmo 23:3).



