O conceito de certo e errado mudou?
Pergunta: Creio que temos de decidir o conceito de certo e errado. O que as pessoas achavam que era certo há um par de mil anos não é necessariamente o que és certo para nós hoje. Os tempos mudam, e assim devem mudar os nossos padrões morais. - S.L.
Resposta: Se Deus não existisse ... ou se ele não estivesse preocupado connosco e não se importasse com o que nos aconteceu... então estaria certo: seria nossa responsabilidade decidir o que é certo e errado. Seríamos como aqueles de quem a Bíblia fala: "… cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos" (Juízes 21:25).
Porém, Deus não só existe, como sabe tudo a nosso respeito, e Ele importa-Se muito profundamente com o que nos acontece. E Ele sabe que, se nos comportarmos de determinadas maneiras, só iremos acabar por nos prejudicarmos a nós mesmos e àqueles que nos rodeiam. É por isso que Ele nos disse como devemos viver - por outras palavras, o que é certo e o que é errado. E estes conceitos nunca mudam - porque Deus nunca muda, e a natureza humana também não. A Bíblia diz: "E farás o que é reto e bom aos olhos do Senhor: para que bem te suceda …" (Deuteronómio 6:18).
Permita-me que lhe apresente um exemplo para ilustrar isso. Deus disse-nos que é errado roubar. O que acontece quando ignoramos isso? Sabe a resposta: desconfiamos dos outros, e a sociedade começa a desmoronar-se. O caminho de Deus é sempre melhor do que os nossos caminhos - sempre.
Contudo, não posso deixar de me interrogar, sobre a razão de querer fazer as suas próprias regras sobre o que é certo e o que é errado. Será que é porque quer ser livre para viver do modo que quer? Não se deixe enganar; isso é um beco sem saída. Pelo contrário, encare honestamente a sua necessidade de Jesus Cristo, e submeta-Lhe sem reservas a sua vida, crendo n’Ele como seu Salvador. Nunca se irá arrepender.



