Porque é que falho no cumprimento das minhas resoluções de ano novo?
Pergunta: Todos os anos elaboro uma longa lista de resoluções de Ano Novo, mas depois acabo por não manter sequer uma. Eu sou sincero quando as faço mas, depois, de algum modo, caiem no esquecimento como o passar do tempo. Qual é o meu problema? Deus deve estar muito desiludido comigo. - Z.D.
Resposta: Suspeito que muitos leitores possam ecoar as suas palavras. Afinal, cada um de nós quer tornar-se numa pessoa melhor e ter uma vida melhor - e ainda assim não conseguimos. Até mesmo o Apóstolo Paulo admitiu: "… com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem" (Romanos 7:18).
Às vezes, as nossas resoluções de Ano Novo falham porque não são realistas - e, francamente, não há qualquer utilidade em incluir na nossa lista algo que simplesmente não irá acontecer. Outras falham porque não tomamos medidas para as fazer acontecer - isto é, nós não temos nenhum plano de ação. Por outras palavras, queremos que algo aconteça - mas isso é tudo: apenas um desejo. Ainda outras falham porque não estamos dispostos a fazer os sacrifícios que são necessários para as realizarmos.
Mas também falhamos por uma razão mais profunda: Não temos a força moral e espiritual dentro de nós para viver da forma que sabemos que devemos. Precisamos da ajuda de Deus – e, no entanto, no nosso orgulho, recusamo-nos voltar para Ele, e tentamos melhorar a nossa vida sem a Sua ajuda. Como resultado ficamos aquém do esperado.
No início deste novo ano volte-se para o Senhor Jesus Cristo e renda-Lhe a sua vida sem reservas, crendo n’Ele como seu único Salvador. Depois, peça-Lhe que lhe dê a força para se tornar no tipo de pessoa que Ele quer que seja. Torne seu guião as palavras do Senhor Jesus Cristo: "Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:33).



