Como é que o Senhor Jesus Cristo pôde nascer de uma virgem?
Pergunta: Eu sei que os cristãos afirmam que Jesus nasceu de uma virgem, mas com certeza que isso é apenas uma outra história inventada. Afinal de contas, nunca alguma vez alguém nasceu sem um pai humano, e nunca ninguém nascerá. Como poderia o nascimento de Jesus ser diferente? - L.F.F.
Resposta: O nascimento do Senhor Jesus Cristo foi diferente por uma razão: Ele não era apenas um ser humano, mas Ele era Deus em carne humana. Quando o Senhor Jesus nasceu, Deus entrou neste mundo e veio habitar entre nós!
Não nos deve surpreender, portanto, que Jesus tenha nascido de uma forma que nunca tinha acontecido antes, e nunca de novo acontecerá. Séculos antes, o Antigo Testamento afirmara que o Salvador viria, nascendo de uma virgem (ver Isaías 7:14). Os relatos do Novo Testamento testemunham consistentemente o Seu nascimento virginal. (Uma desses relatos, aliás, foi escrito por Lucas, que era médico -. E ainda assim ele aceitou plenamente o nascimento virginal do Senhor Jesus Cristo).
Quando o anjo anunciou a Maria que ela seria a mãe terrena do Salvador, ela respondeu como alguém na sua posição teria respondido. Ela perguntou: "Como se fará isto, visto que não conheço varão?" (Lucas 1:34). O anjo respondeu que o Espírito Santo tornaria isso possível. “… pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus" (Lucas 1:35).
Porque é que o milagre do nascimento virginal de Jesus é importante? Diz-nos que o Senhor Jesus Cristo era de facto o divino Filho de Deus, enviado do Céu para nos salvar dos nossos pecados. Nós estamos separados de Deus por causa do pecado - mas o Senhor Jesus Cristo veio ao mundo para nos trazer de volta a Deus. Durante esta quadra do Natal, exorto-o a perceber a sua necessidade de Deus, e a abrir o seu coração e vida ao Senhor Jesus Cristo, crendo n’Ele como seu único e suficiente Salvador. Ele é o maior presente de Natal que alguma vez receberá!



