Como é que reparo o meu roubo?
Pergunta: Há muitos anos, eu roubei um pouco de dinheiro da minha empresa. Isso não me incomodou muito na altura, mas recentemente tenho-me sentido muito culpado por isso. Mas não sei como reparar, porque a empresa foi desativada. Devo simplesmente tentar esquecer isso? - L.W.
Resposta: Não, não deve "simplesmente tentar esquecer isso" - e mesmo que o tentasse, duvido seriamente que o conseguisse. Não é simplesmente a sua consciência que o está a incomodar; creio que Deus trouxe isto à sua atenção - e Ele não quer que esqueça.
O que fez foi errado, é claro - legalmente, moralmente e espiritualmente. As pessoas às vezes pensam que roubar uma empresa ou uma organização não é tão errado quanto o roubar uma pessoa - mas isso não é verdade. Falsificar um relatório de despesas ... furtar numa loja ... apresentar uma declaração de impostos desonesta ... furtar material de escritório - estas e outras ações envolvem tomar o que não nos pertence, e está errado aos olhos de Deus. A Bíblia é clara: "Não furtareis ... Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás" (Levítico 19:11,13).
Todavia, visto que não pode mais efetuar a reparação devida, restituindo ao seu empregador, procure alguma outra maneira de fazer a restituição do que furtou. Pode, por exemplo, fazer uma generosa doação à sua igreja, ou outra organização religiosa ou de caridade. Zaqueu provavelmente enganou inúmeras pessoas ao longo dos anos - mas quando se encontrou com Cristo, ele prometeu: "… eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado" (Lucas 19:8).
O passo mais importante que pode dar, no entanto, é buscar o perdão de Deus - não só pelo que fez há anos, mas por todos os seus pecados. Deus ama-o, e o passo mais importante que alguma vez dará é abrir o seu coração e vida ao Senhor Jesus Cristo, crendo n’Ele como seu único Salvador. Faça-o hoje.



