Como é que reparo o meu roubo?

Billy Graham Pergunta: Há muitos anos, eu roubei um pouco de dinheiro da minha empresa. Isso não me incomodou muito na altura, mas recentemente tenho-me sentido muito culpado por isso. Mas não sei como reparar, porque a empresa foi desativada. Devo simplesmente tentar esquecer isso? - L.W.

Resposta: Não, não deve "simplesmente tentar esquecer isso" - e mesmo que o tentasse, duvido seriamente que o conseguisse. Não é simplesmente a sua consciência que o está a incomodar; creio que Deus trouxe isto à sua atenção - e Ele não quer que esqueça.

     O que fez foi errado, é claro - legalmente, moralmente e espiritualmente. As pessoas às vezes pensam que roubar uma empresa ou uma organização não é tão errado quanto o roubar uma pessoa - mas isso não é verdade. Falsificar um relatório de despesas ... furtar numa loja ... apresentar uma declaração de impostos desonesta ... furtar material de escritório - estas e outras ações envolvem tomar o que não nos pertence, e está errado aos olhos de Deus. A Bíblia é clara: "Não furtareis ... Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás" (Levítico 19:11,13).

     Todavia, visto que não pode mais efetuar a reparação devida, restituindo ao seu empregador, procure alguma outra maneira de fazer a restituição do que furtou. Pode, por exemplo, fazer uma generosa doação à sua igreja, ou outra organização religiosa ou de caridade. Zaqueu provavelmente enganou inúmeras pessoas ao longo dos anos - mas quando se encontrou com Cristo, ele prometeu: "… eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado" (Lucas 19:8).

     O passo mais importante que pode dar, no entanto, é buscar o perdão de Deus - não só pelo que fez há anos, mas por todos os seus pecados. Deus ama-o, e o passo mais importante que alguma vez dará é abrir o seu coração e vida ao Senhor Jesus Cristo, crendo n’Ele como seu único Salvador. Faça-o hoje.

- Billy Graham
Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia:
 
 

Sermões e Estudos

Fernando Quental 02NOV25
Estar, ou ser, feliz?

Tema abordado por Fernando Quental em 02 de novembro de 2025

Carlos Oliveira 31OUT25
Passados 50 anos

Tema abordado por Carlos Oliveira em 31 de outubro de 2025

>
Carlos Simões 26OUT25
Fidelidade

Tema abordado por Carlos Simões em 26 de outubro de 2025

Estudo Bíblico
1 Timóteo 2:8

Estudo realizado em 29 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário