O orgulho é realmente pecado?
Pergunta: Eu acho que está errado quando diz que o orgulho é pecado. Penso que o orgulho é uma coisa saudável, porque nos faz querer trabalhar mais arduamente e tornarmo-nos pessoas melhores. Acho que é bom para nós, termos orgulho nas nossas realizações. - M.J.
Resposta: Não é necessariamente errado ter orgulho em algo que fizemos bem. Esse tipo de orgulho não é prepotente ou egoísta, mas é um sentimento de satisfação resultante do que temos realizado. O escritor de Eclesiastes, no Antigo Testamento, declarou: "Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras …" (Eclesiastes 3:22).
Mas o orgulho pecaminoso - o tipo de orgulho que a Bíblia condena - é muito diferente. O orgulho pecaminoso é egocêntrico e arrogante, e faz-nos tomar o crédito por tudo o que somos e tudo o que fazemos. Em vez de percebermos que nós somos dependentes de Deus, no nosso orgulho ignoramos Deus e acreditamos que podemos passar sem Ele. A Bíblia diz: "Visto como se eleva o teu coração, e dizes: Eu sou Deus … (sendo tu homem, e não Deus) …" (Ezequiel 28:2).
A tragédia é que o orgulho cega-nos para as nossas faltas. Mais do que isso, o orgulho cega-nos para a nossa necessidade de Deus. Em vez disso, tornamo-nos autoconfiantes e independentes, e não vemos razão para nos humilharmos diante de Deus ou de buscarmos a Sua sabedoria e ajuda. Mas o orgulho é um beco sem saída, e acaba por nos prejudicar. A Bíblia adverte: "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda" (Provérbios 16:18).
Não permita que isso lhe aconteça. Em vez disso, encare honestamente a sua necessidade de perdão de Cristo, e a nova vida que Ele oferece a todos os que humildemente Lhe rendem suas vidas, crendo n’Ele como seu único e suficiente Salvador. Deus ama-o, e a maior alegria da vida advém do conhecimento de Cristo e da colocação das nossas vidas e do nosso futuro nas Suas mãos.



