Porque é que os Cristãos diminuem as pessoas?
Pergunta: Eu creio que a coisa mais importante que podemos fazer na vida é desenvolver o nosso potencial interior. Eu não vejo razão para os cristãos deitarem abaixo as pessoas, dizendo-lhes que elas são pecadoras e sem valor. Pelo contrário, deveriam encorajá-las, fazendo-as olhar para dentro de si e por se esforçarem para atingir o seu potencial pleno. - P.G.
Resposta: Lamento que tenha ficado com a impressão de que os Cristãos creem que não têm valor - pois o oposto é o caso! Pelo contrário, são tão valiosos aos olhos de Deus que Ele enviou o Seu Filho ao mundo para dar a Sua vida pela nossa salvação. Ele tê-lo-ia feito, se fôssemos sem valor?
Associado a isso, nós nunca nos tornaremos nas pessoas que Deus quer que sejamos olhando simplesmente para o nosso interior. Se o fizermos (como sugere), ignoramos Deus e achamos que podemos resolver todos os nossos problemas por conta própria. Tornamo-nos centrados apenas em nós mesmos e no nosso orgulho colocamo-nos no lugar de Deus. Nós acabamos por negar as nossas fraquezas e os nossos motivos egoístas, e não temos nenhuma verdadeira resposta para os nossos sentimentos de culpa ou falhas.
Acima de tudo, olhando apenas para o nosso interior significa que negligenciamos a nossa maior necessidade: reconciliarmo-nos com Deus. Deus criou-o, e a maior alegria da vida advém de O conhecer e descobrir o Seu plano para as nossas vidas. Também advém da descoberta dos dons e capacidades que Ele nos deu, e de começarmos a usar tudo isso para a Sua glória. Nada é mais importante do que alcançar o potencial de Deus para a sua vida.
Não volte as costas a Cristo. Encare, pelo contrário, a sua necessidade de perdão e graça, e abra o seu coração e vida ao Seu amor e ao Seu poder transformador. A Bíblia diz: "… não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente …" (Romanos 12:2 TB).



