Porque devo perdoar?
Pergunta: Eu não acredito no perdoar às pessoas que nos magoaram. Se alguma coisa devemos fazer, é que devemos orar para que Deus as castigue pelo que fizeram. Perdoar alguém que o magoou não faz nenhum bem, na minha opinião. - T. McF.
Resposta: Permita-me que lhe coloque uma questão: Será que se recusar perdoar a alguém que o magoou faz algum bem? Absolutamente não - e, na verdade, quase nada tem maior potencial para o mal.
Olhe para isto do seguinte modo. Suponha que alguém o magoa, e se recusa a perdoar. O que acontece dentro de si - na sua mente e coração? A resposta é simples: a raiva e a amargura crescem dentro de si como um cancro, e se tal não for controlado, estes sentimentos irão conduzi-lo à vingança e ao conflito. Não só isso, mas irão tornar-se num veneno mortal para a sua alma, afastando-o não apenas dos outros, mas também de Deus. Não admira que a Bíblia diga, "Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfémias e toda a malícia seja tirada de entre vós" (Efésios 4:31).
Mas é possível perdoar - realmente perdoar - alguém que nos magoou? Sim, é - com a ajuda de Deus. Comece por perceber exatamente quanto tem magoado Deus – e, apesar disso, no quanto maior é o perdão de Deus. Nós temos magoado a Deus muito mais do que alguém alguma vez nos magoou, pois temo-Lo rejeitado e seguido obstinadamente a nossa vontade. Porém Deus ainda nos ama – e a prova disso é o Senhor Jesus Cristo, que deu a Sua vida para tornar o nosso perdão possível.
Aceite o dom do perdão de Deus hoje, voltando-se para Cristo, convidando-o a entrar na sua vida. Depois, peça-Lhe que o ajude a perdoar os outros da mesma forma que Ele o perdoou a si - não porque merece, mas porque Ele o ama. O Senhor Jesus Cristo disse: "Amai os vossos inimigos ... orai pelos que vos caluniam" (Lucas 6: 27-28).



