Deus escolhe salvar alguns em detrimento de outros?

Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Algumas pessoas acreditam que Deus escolhe quem será salvo e quem não será. Isto é muito confuso para mim e não parece estar em sintonia com passagens muito conhecidas que afirmam que Deus ama o mundo e que todo aquele que crê terá a vida eterna. Irá Deus, por exemplo, escolher salvar os judeus em vez dos africanos, ou os europeus em vez dos sul-americanos? Como pode isto ser correctamente entendido? – N.E.
Resposta: O Evangelho de Jesus Cristo é para todo o mundo. Ele traz esperança àqueles que se arrependem do pecado e recebem o perdão de Cristo. Isto não significa, porém, que todas as pessoas invoquem o nome do Senhor para salvação. A maioria das pessoas resiste-Lhe, bloqueia a Sua voz e, em última análise, rejeita-O.
A Bíblia declara claramente: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Romanos 10:13). Deus, nosso Salvador, “… quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.” (1 Timóteo 2:4) E a salvação traz transformação à vida.
A Bíblia ensina que a vida é apenas um vapor que aparece por um momento e depois desaparece (ver Tiago 4:14). Cada cemitério testemunha esta verdade. É por isso que Deus chama as nações do mundo a acertarem a sua vida com Ele. Um dia, a história chegará ao fim, tornando o sistema do mundo, dominado pelo mal, um fracasso total. A maldade, sob todas as suas formas, cessará: ódio, ganância, inveja, guerra e morte. Este “dia do Senhor” será glorioso, quando Ele vier trazer paz ao “todo aquele” (Rom. 10:13).
Esta expressão, ”todo aquele”, é uma expressão maravilhosamente ampla; ela fala da graça de Deus e do Seu convite que se estende a todas as pessoas: “Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos os que O invocam.” (Romanos 10:12).
- Billy Graham



