É errado alcançar fama através da religião, independentemente de uma fé verdadeira?

Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Tenho observado muitas pessoas mundanas usarem a religião para alcançar fama, e muitas delas conseguem-no sem realmente acreditarem na religião que representam. O facto é que encontraram um caminho para o sucesso. Isto é errado? – F.F.
Resposta: O rei Salomão estava convencido de que sabia como encontrar a felicidade — e, como tinha vastos recursos à sua disposição, pôde persegui-la. Riqueza, fama, prazer, poder, casas luxuosas, uma reputação de sabedoria — tudo isso o rei Salomão alcançou. E, no entanto, depois de obter tudo o que sempre desejara, concluiu relutantemente que a sua vida continuava vazia e sem sentido. A sua busca por uma felicidade duradoura tinha falhado, e a sua alma permanecia vazia.
Esta é uma história comum. Muitas pessoas correm o perigo de cometer o mesmo erro que Salomão cometeu, convencidas de que as coisas deste mundo lhes trarão felicidade e paz, perseguindo-as com empenho. Não se deixe enganar; isso nunca conduzirá à verdadeira felicidade. E a razão é esta: fomos criados para conhecer Deus.
O rei Salomão acabou por perceber isto. Devia tê-lo sabido mais cedo; afinal, o seu pai, David, era um homem segundo o coração de Deus, e o próprio Salomão tinha prometido viver segundo a sabedoria de Deus. Mas, no fim de tudo, Salomão escreveu: “E tudo quanto desejaram os meus olhos não lhos neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma… E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito; e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito e que proveito nenhum havia…” (Eclesiastes 2:10–11). Não se deixe enganar (como até o rei sábio foi), mas faça de Cristo o centro e o fundamento da sua vida — começando hoje.
O mundo faz muitas promessas vazias acerca da felicidade — sobre o que ela é e como alcançá-la. A alegria pertence àqueles que se deleitam nas coisas do Senhor e andam com Ele.
- Billy Graham



