Em vez de ensinarem as crianças a temer a morte, não os pais não deveriam deixar um testemunho do amor de Deus?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

PerguntaTenho amigos que têm seis filhos e que os amam. Contudo, tanto o marido como a mulher ocupam cargos elevados no meio académico e dedicam todo o seu tempo ao trabalho, e não à família. Justificam isso dizendo que têm medo da morte, porque pode não haver dinheiro suficiente para cuidar dos filhos [se os pais morrerem jovens]. Passam todo o tempo a construir uma herança financeira. Tenho tentado explicar-lhes que há mais no deixar uma herança do que meramente dinheiro. Estarei errado? Em vez de ensinarem os filhos a temer a morte, não deveriam deixar uma marca de testemunho do amor de Deus, algo a que os seus filhos possam agarrar-se ao longo da vida? – T.F.

Resposta: A Bíblia lembra-nos que “a memória do justo é abençoada [ou, uma bênção]” (Provérbios 10:7). Para os Cristãos, a morte não é um salto assustador no escuro, mas a entrada numa vida nova e gloriosa. O apóstolo Paulo reconheceu esta verdade quando disse: “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.” (Filipenses 1:21)

     Os pais Cristãos têm a responsabilidade de ensinar aos seus filhos os factos da vida e da morte, e a importância de estarem em paz com Deus. Aqueles que se afastam do pecado e recebem Cristo como Senhor e Salvador não precisam de encarar a morte como algo assustador, embora raramente a desejemos. Deus não teria colocado a eternidade nos nossos corações se não houvesse vida para além da sepultura. Alguns esforçam-se por deixar bens materiais, mas todos deixam pegadas e marcas quanto à forma como viveram nesta vida.

     A Bíblia diz-nos para ajuntarmos tesouros no Céu. Para os crentes, o nosso destino está “assegurado”, e ninguém pode roubar-nos a herança que nos está reservada, nem o legado que deixamos.

- Billy Graham

 (Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)
 
 
 
 

Sermões e Estudos

Paulo Ferreira 14DEZ25
Uma troca (in)justa

Tema abordado por Paulo Ferreira em 14 de dezembro de 2025

Carlos Oliveira 12DEZ25
A verdade ainda importa

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de dezembro de 2025

Dario Botas 07DEZ25
Exemplo de fé

Tema abordado por Dário Botas em 07 de dezembro de 2025

Estudo Bíblico
1 Timóteo 2:9,10

Estudo realizado em 10 de dezembro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário