Porque é que não encontro muito sobre funerais na Bíblia?

Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Hoje em dia, as pessoas estão a afastar-se dos funerais, dizendo que são demasiado mórbidos, demorados e dispendiosos. Em vez de sepultar as pessoas como era feito tradicionalmente, a nova moda é a cremação — enchendo uma urna com as cinzas e, eventualmente, espalhando-as por jardins e massas de água (é difícil acreditar que isto seja saudável para os vivos!). Mas não encontro muito sobre funerais na Bíblia. Porquê? – F. F.
Resposta: Um dos funerais mais significativos do Antigo Testamento é o de Jacó (conhecido como Israel). José, o seu filho que serviu Faraó no Egito, pediu permissão para se ausentar e sepultar o pai. Faraó consentiu, enviando consigo os seus servos e os anciãos da terra. A Bíblia descreve-o como uma “grande reunião”, e o pai de José foi sepultado na terra de Canaã (ver Génesis 50).
O Novo Testamento fala do funeral de Lázaro, em que o Senhor Jesus Cristo chamou Lázaro — já havia quatro dias que estava no túmulo — e disse em alta voz: “Lázaro, sai para fora!” E Lázaro voltou à vida (ver João 11).
Para os crentes, os funerais são importantes oportunidades para se dar testemunho do Evangelho de Jesus Cristo. Um funeral cristão deve ser uma cerimónia de coroação, uma declaração ao mundo sobre a vida eterna. Um serviço fúnebre pode inculcar temor no coração do incrédulo, e ele pode ouvir a voz de Deus a chamá-lo para ser ressuscitado espiritualmente e servir o Senhor pelo resto dos seus dias. “Quem ouve a Minha palavra e crê n’Aquele que Me enviou … passou da morte para a vida” (João 5:24).
Todos deveriam fazer disto o seu objetivo na vida — saber qual será a sua posição diante de Deus. O Senhor Jesus exortou as pessoas a prepararem-se para a morte, que é inevitável. Os Cristãos não precisam temer a morte, porque sabem que “nem a morte nem a vida … nos poderá separar do amor de Deus” (Romanos 8:38-39).
- Billy Graham



