Se Deus está no controlo, porque é que o mundo está tão desordenado?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Assisti a um documentário sobre o estado do mundo e as terríveis tempestades que assolam este planeta e as suas pessoas. Foram entrevistados alguns céticos que afirmaram que, se existisse um Deus que estivesse no controlo, o mundo não estaria tão fora de controlo. A minha consciência diz-me que eles estão errados, mas não sei bem explicar porquê. Ajude-me! – O.C.
Resposta: O mundo parece estar a caminhar rapidamente para a destruição. As vozes dos duvidosos e dos céticos clamam: “Que tipo de Deus permite que coisas terríveis, como condições meteorológicas traiçoeiras, doenças e até pandemias, devastem o mundo?”
Milhões de pessoas em todo o planeta sofrem com injustiça, opressão política e uma série de outros horrores. O mundo inteiro parece um hospital, um necrotério ou um cemitério, com pessoas a fazerem a mesma pergunta: “Quem está no controlo?”
A Bíblia diz-nos que Deus é o Soberano do universo – e de toda a criação. “De Ti procedem a riqueza e a honra; Tu dominas sobre tudo. Na Tua mão está a força e o poder” (1 Crónicas 29:12).
Esse mesmo Deus poderoso é também um Deus amoroso, que faz brotar o bem do mal, a luz das trevas e a alegria do desespero.
“Mas o nosso Deus está nos céus; faz tudo o que Lhe apraz” (Salmo 115:3), e a Bíblia é clara ao afirmar que Deus deseja que todas as pessoas cheguem ao conhecimento salvador do Seu Filho, Jesus Cristo, como Salvador e Senhor. Ele quer reinar em nós para nos guiar, dirigir e cuidar de nós.
Por detrás do amor de Deus está a Sua omnisciência – a Sua capacidade de conhecer e compreender todas as coisas. A omnisciência é uma qualidade que pertence unicamente a Deus. Ele possui conhecimento infinito e uma perceção que Lhe são exclusivos. Em todo o tempo, mesmo no meio de qualquer tipo de sofrimento, Ele sabe, ama, observa, compreende e – mais do que isso – tem um propósito. Que possamos orar para que o Seu propósito se cumpra nas nossas vidas e para que recebamos a Sua maravilhosa graça.
- Billy Graham