Como podem as pessoas decidir o que é ou não é pecado?

Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: O meu professor universitário ensina que o pecado é uma imaginação da mente. Ele diz que o que é pecado para um não é necessariamente pecado para outro. Não estará ele a ir um pouco além da sua competência? Como podem as pessoas decidir o que é ou não é pecado? – S.N.
Resposta: A noção de pecado e a natureza do pecado têm sido debatidas desde o princípio dos tempos, e esse debate continua até hoje. O pecado apresenta-se na mente, manifesta-se em palavras e ações, e está escondido no coração de cada um. Ele dominará os homens e mulheres que recusam acreditar que ele acabará por os vencer.
A Bíblia diz que todo o mundo é prisioneiro do pecado. O pecado feriu a natureza humana, mas Deus providenciou a cura. Não existe pecado que o sangue de Jesus Cristo não possa limpar. E isso é realmente uma boa notícia para uma cultura que ainda não sabe o que fazer em relação ao pecado.
Toda a angústia, amargura, mágoa, vergonha e tragédia podem ser resumidas numa palavra de três letras: pecado. O seu significado – falhar o padrão de Deus e agir contra a lei de Deus – tem impacto em cada alma e transborda os limites do coração humano.
O sistema do mundo afirma que a noção de pecado é antiquada. As pessoas “no” mundo provam que essa afirmação é errada. Um jornal nacional citou um sociólogo que admitiu: “As pessoas seculares ainda acreditam que existe pecado, julgamento e castigo.” O pecado está, de facto, “na moda”, e está “em” cada coração que bate.
Falar sobre pecado não torna alguém pecador. A verdade é que todos nascem em pecado. Embora alguns possam não pensar em si mesmos como pecadores, Deus pensa. Ele ouve cada palavra que pronunciamos; Ele conhece as coisas escondidas. A Bíblia diz que Deus “conhece os segredos do coração” (Salmo 44:21). Mas Ele ama mais os pecadores do que nós amamos o pecado. Não existe amor maior do que aquele que o Senhor Jesus Cristo oferece a cada pessoa que já nasceu.
- Billy Graham



