Deus responsabiliza os governos?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

PerguntaEmbora eu saiba que há coisas boas no governo, há tanta corrupção que me dá vontade de me rebelar, apesar de saber que isso é errado. Deus responsabiliza os governos? – N.A.

Resposta: O Senhor Jesus ensinou que os cidadãos devem dar a César as coisas que pertencem a César e a Deus as coisas que são de Deus (ver Marcos 12:17). O desejo de Deus é abençoar as nações que O reverenciam e obedecem. As nações surgem, florescem durante algum tempo e depois declinam. Porquê? Por causa do pecado. Não há dúvida de que as nações chegam ao fim quando deixam de cumprir a função que Deus lhes atribuiu.

     Enquanto a humanidade viver na Terra, as pessoas possuem dupla cidadania – devem lealdade nacional como bons cidadãos, mas a sua lealdade suprema é a Deus, que diz: “Não terás outros deuses diante de Mim” (Êxodo 20:3). Quando as nações desafiam Deus, há um preço a pagar, e Deus julgará.

     Muito pode ser aprendido com o Império Romano, constituído por diferentes raças, religiões e culturas, que outrora dominava o mundo. Movimentos nacionalistas, conspirações políticas, terrorismo e ataques abertos aumentaram até o império ser ameaçado por dentro e por fora. Por causa da crescente paranoia do imperador em manter o poder, evoluiu um teste simples de lealdade: os súbditos romanos deviam lançar um pouco de incenso no fogo e declarar: “César é Senhor.” Os cristãos recusaram-se a fazer tal declaração pelo simples facto de que Jesus era o seu Senhor! Por causa da sua recusa em colocar César acima de Cristo, começou a perseguição. O resultado final: Roma perdeu o domínio do mundo. Nenhuma nação que relegue a Palavra de Deus para segundo plano, que despreze o amor de Deus e desafie as reivindicações do Senhor Jesus Cristo poderá sobreviver por muito tempo.

     Deus fala às nações: “Chegai-vos, nações, para ouvir; e vós, povos, escutai; ouça a terra, e a sua plenitude, o mundo e tudo quanto produz.” (Isaías 34:1).

- Billy Graham

 (Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)
 
 
 
 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 08MAI26
Tudo aponta para Jesus Cristo

Tema abordado por Paulo Ferreira em 10 de maio de 2026

Carlos Oliveira 08MAI26
A moeda de maior valor

Tema abordado por Carlos Oliveira em 08 de maio de 2026

Fernando Quental 03MAI26
Desempenhando o papel

Tema abordado por Fernando Quental em 03 de maio de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:3

Estudo realizado em 06 de maio de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário