A história de Adão e Eva é, de certa forma, uma parábola?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

PerguntaA Bíblia está repleta de simbolismo, mas por vezes torna-se difícil distinguir entre o que é simbólico e o que é realidade efetiva. Quando leio o relato da criação, especialmente sobre o jardim do Éden, será que se trata de um cenário simbólico, e a história de Adão e Eva, de certa forma, uma parábola? – S.R.

Resposta: A Bíblia não só descreve o jardim do Éden, como também indica onde este se situava: “E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, da banda do Oriente, e pôs ali o homem que tinha formado. […] E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.” (Génesis 2:8–10).

     O Éden não é um símbolo. Era um lugar real — tão real como Adão e Eva. Os primeiros capítulos da Bíblia dizem-nos que o jardim do Éden era perfeito — um lugar dado por Deus ao primeiro casal para que todas as suas necessidades fossem supridas. O motivo pelo qual o jardim era perfeito era porque o pecado ainda não tinha entrado no mundo. Mas, quando Adão e Eva deram ouvidos a Satanás e se voltaram contra Deus — quando pecaram —, esse jardim perfeito deixou de o ser. Deus expulsou-os do jardim, e nunca mais puderam voltar.

     Desde então, a humanidade tem procurado a paz e perfeição que outrora existiram no Éden — mas sem sucesso, pois o pecado devastou o nosso mundo e os nossos corações. No entanto, essa não é a última palavra. Cristo veio para vencer o pecado e a morte — e fê-lo! Nele há esperança, porque Ele prometeu que um dia virá para estabelecer o Seu governo perfeito sobre toda a terra. Um dia, todos nos encontraremos diante do Salvador do mundo. Estás preparado?

- Billy Graham

 (Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)
 
 
 
 

Sermões e Estudos

Fernando Quental 03MAI26
Desempenhando o papel

Tema abordado por Fernando Quental em 03 de maio de 2026

Carlos Oliveira 01MAI26
O vazio comum dominante

Tema abordado por Carlos Oliveira em 01 de maio de 2026

Carlos Oliveira 26ABR26
Como vencer a depressão

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:3

Estudo realizado em 06 de maio de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário