A canção “Amazing Grace” é o testemunho pessoal de John Newton, que foi traficante de escravos?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

PerguntaEstou “surpreendido” que o mundo aceite a canção “Amazing Grace”1, com o seu forte testemunho de pessoas que são pecadoras perdidas e são salvas pela maravilhosa graça de Deus. Será este o testemunho pessoal de John Newton, que foi comerciante de escravos? – A. G.

Resposta: Numa aldeia inglesa, não muito longe de Oxford e Cambridge, existe uma igreja do século XIV. No canto do adro encontra-se uma grande lápide com estas palavras inscritas:

     “John Newton, Clérigo; outrora infiel e libertino, um servo de escravos em África, foi pela rica misericórdia do Senhor e Salvador Jesus Cristo preservado, restaurado, perdoado e designado para pregar a fé que ele tentara durante muito tempo destruir.”

     Newton era filho de um Comandante de navio que se dedicava ao comércio do Mediterrâneo. A mãe morrera quando ele tinha 6 anos de idade e, após apenas dois anos de escolaridade formal, embarcou no navio do pai aos 11 anos de idade. A sua infância foi marcada pela imoralidade, libertinagem e fracasso, foi rejeitado pelo pai, teve problemas com os seus empregadores e finalmente foi preso.

     Este miserável marinheiro caiu em si ao ler o livro “Imitação de Cristo”. A sua conversão foi o resultado de uma violenta tempestade em que quase perdeu a vida. Newton tornou-se ministro e dedicou o resto da sua vida a servir a Deus na igreja. Foi nesta altura que Newton escreveu o seu próprio testemunho – “Amazing Grace” (Graça Admirável).

     A graça de Deus foi definida como “o Seu favor imerecido”. Foi essa graça que alcançou Newton. Quando soube que Cristo o amava e morrera por ele, ficou admirado. Foi esta graça que o tornou consciente de que era pecador (“a graça ensinou o meu coração a temer”) e depois garantiu-lhe que os seus pecados estavam perdoados (“a graça livrou-me dos meus medos”). Embora muitas pessoas cantem as palavras, não compreendem a mensagem, mas esta graça está disponível para todos nós.

_____________________________________________________

1  Sublime graça!, Hino nº14 do hinário Hinos e Cânticos.

- Billy Graham

 
 (Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)
 
 
 
 

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 08MAI26
Tudo aponta para Jesus Cristo

Tema abordado por Paulo Ferreira em 10 de maio de 2026

Carlos Oliveira 08MAI26
A moeda de maior valor

Tema abordado por Carlos Oliveira em 08 de maio de 2026

Fernando Quental 03MAI26
Desempenhando o papel

Tema abordado por Fernando Quental em 03 de maio de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:3

Estudo realizado em 06 de maio de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário