Porque é que as pessoas serão julgadas pelas coisas que fazem quando não podemos evitar sermos pecadores?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Porque é que as pessoas serão julgadas pelas coisas que fazem quando não podemos evitar sermos pecadores? Até a Bíblia diz que nascemos assim. – J.S.
Resposta: O grande pregador londrino Charles Haddon Spurgeon foi em tempos convidado de um homem que fez das suas virtudes o principal tema das conversas; mas as suas virtudes eram todas negativas, consistindo nas coisas más que não tinha feito. Desgostoso com a justiça própria do homem, Spurgeon disse: “Ora, pá, tu és simplesmente um monte de coisas negativas. Não bebes, não jogas, não dizes palavrões. O que, fazes tu em nome da bondade?”
Sabemos que, fundamentalmente, a salvação não vem das obras. Mas ao enfatizar esta fase do Evangelho, muitos têm negligenciado a ênfase no facto de que seremos julgados mais de acordo com o bem que deixámos de fazer do que pelo mal que fizemos. As boas obras não são um meio de salvação porque somos salvos pela graça por meio da fé. Somos salvos apenas com base na morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo. Mas as nossas boas obras são uma evidência de salvação; e se deixarmos de fazer todo o bem que pudermos, a todas as pessoas que pudermos, em qualquer momento que pudermos, por qualquer meio que pudermos, seremos condenados no tribunal de Deus. E esquecemo-nos de que nos devemos esforçar – e orar – para sermos mais semelhantes a Cristo. As Suas virtudes são dignas da nossa obediência e prática. O mais importante que podemos fazer nesta vida é receber Cristo com único Salvador e viver para Ele.
A Bíblia diz: “Revesti-vos pois, como eleitos de Deus, santos, e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros… E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor… E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.” (Colossenses 3:12–15).
- Billy Graham