Porque é que Jesus às vezes é chamado de a Rocha?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Sou fascinado pela arqueologia e vou me juntar a uma equipa que vai à Grécia para um estudo sobre o assunto. Vi um trailer na televisão sobre uma próxima série de vídeos “Israel Explored” (Israel explorado). Alguns dos depoimentos de arqueólogos documentam escavações e descobertas e tornam intrigante a passagem na Bíblia que diz: "As próprias pedras clamarão". Mas o que isso realmente significa? E por que Jesus às vezes é chamado de Rocha? – F.F.
Resposta: A arqueologia é uma aventura muito procurada. Alguns entram neste campo estudando antiguidades para refutar a Bíblia. Quando muitos tiram o pó da Terra dos joelhos, confessam que Jesus é o Senhor! As próprias pedras clamam que Jesus vive.
O arqueólogo William Albright, nascido no Chile, declarou: "Não há dúvida de que a arqueologia confirmou a historicidade substancial da tradição do Antigo Testamento". O arqueólogo judeu Nelson Glueck disse: "Pode-se afirmar categoricamente que nenhuma descoberta arqueológica jamais contrariou uma referência bíblica. Dezenas de descobertas arqueológicas confirmam em linhas gerais claras ou em detalhes exatos as declarações históricas da Bíblia."
Quando os fariseus disseram ao Senhor Jesus Cristo para silenciar os Seus seguidores por O estarem a proclamar Rei da glória, Ele disse: “Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão.” (Lucas 19:40).
A Palavra de Deus não muda. Os Manuscritos do Mar Morto, a arqueologia, a ciência moderna; não mudam a Bíblia - confirmam-na.
A Bíblia usa a palavra pedra em muitas passagens. As pedras não apenas clamam testificando de Cristo, como David disse: “A Ti clamarei, ó Senhor, Rocha minha; não emudeças para comigo…” (Salmo 28:1). E o salmista também escreveu: “Vinde, cantemos ao Senhor! Cantemos com júbilo à Rocha da nossa salvação!” (Salmo 95:1). É por isso que os cristãos cantam:
Em Cristo eu ponho a minha fé,
Qual rocha inabalável é;
Todo o outro chão areia é,
Movente é, não firma o pé.
- Billy Graham