A Bíblia não diz muito sobre o coração em relação à nossa saúde?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

PerguntaHá muita publicidade sobre como fazer um eletrocardiograma de nível médico por meio de um aplicativo num smartphone. Há um anúncio que faz a pergunta: “Como está o seu coração?” Usei isto como ilustração para amigos a quem estava a evangelizar. Eles acharam fixe que um computador pudesse calcular a condição do coração, mas rejeitaram que Deus, o nosso Criador, conhecesse a condição de cada coração humano. A Bíblia não diz muito sobre o coração em relação à nossa saúde? - H.C.

Resposta: O coração bate cerca de 100.000 batimentos a cada 24 horas. Ele contrai cerca de 4.000 vezes por hora. Todo o nosso suprimento de sangue circula pelos nossos corações a cada quatro minutos. Não admira que os médicos nos exortem a cuidar dos nossos corações.

     Por mais incrível que seja, quando as Escrituras falam sobre o coração, não não se referem ao músculo que sustenta a vida. Falam sobre todo o nosso ser interior. O coração simboliza o centro da nossa vida moral, espiritual e intelectual. É a sede da nossa consciência e da nossa vida.

     “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.” (Provérbios 4:23). “O coração com saúde é a vida da carne…” (Provérbios 14:30). “O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido virá a secar os ossos.” (Provérbios 17:22).

     Deus realmente conhece bem os nossos corações. O Deus Todo-Poderoso sonda os nossos corações, avalia os nossos corações pelo ensino das Escrituras, abre os nossos corações para a Sua verdade e dá-nos novos corações quando cremos em Cristo como nosso Salvador – corações de carne sensíveis à Sua presença, à Sua liderança e ao Seu amor. Nunca devemos hesitar em levar-Lhe em oração tudo o que está nos nossos corações. “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto.” (Salmos 51:10).

- Billy Graham

 (Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)
 
 
 
 

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 08MAI26
Tudo aponta para Jesus Cristo

Tema abordado por Paulo Ferreira em 10 de maio de 2026

Carlos Oliveira 08MAI26
A moeda de maior valor

Tema abordado por Carlos Oliveira em 08 de maio de 2026

Fernando Quental 03MAI26
Desempenhando o papel

Tema abordado por Fernando Quental em 03 de maio de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:3

Estudo realizado em 06 de maio de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário