Porque os meus amigos da igreja dizem que devemos ser justos?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

PerguntaAcho que os meus amigos têm boas intenções, mas ao dizerem-me que preciso de viver uma vida justa, acho que isso afasta as pessoas, como se qualquer um pudesse fazer isso. A minha mãe disse-me que a justiça própria é na verdade um pecado, então porque é que os meus amigos da igreja dizem que devemos procurar ser justos? – S. R.

Resposta: As pessoas muitas vezes confundem justiça com justiça própria – isto é, vermo-nos melhores do que as outras pessoas e orgulharmo-nos disso. Lemos assim do orgulhoso fariseu na história do Senhor Jesus Cristo: “O fariseu, estando em pé, orava consigo, desta maneira: Ó Deus, graças Te dou, porque não sou como os demais homens.” (Lucas 18:11) Todavia o Senhor condenou sua atitude hipócrita, elogiando o cobrador de impostos pela sua humilde oração por misericórdia.

     Contudo a verdadeira justiça – o tipo de justiça que a Bíblia ensina – vem somente de Deus. Por natureza somos injustos e pecadores, mas quando nos achegamos a Cristo, os nossos pecados, como roupas sujas, são postos de lado, e somos revestidos da perfeita justiça de Cristo. Agora Deus considera-nos justos aos Seus olhos, porque Ele comunicou-nos a justiça que vem de Deus pela fé (Filipenses 3:9).

     Uma vez convertidos a Cristo, Deus chama-nos a viver vidas justas – vidas de pureza, bondade e amor. Em nós mesmos isso é impossível, mas à medida que nos submetemos ao controlo do Seu Espírito Santo, encontramos forças para viver da maneira que devemos, agradando ao Senhor no nosso comportamento e fazendo boas obras, crescendo no conhecimento da Sua Palavra (Colossenses 1: 10-11). Esta é a verdadeira justiça – um objetivo valioso. Como crentes, devemos ser tão gratos a Deus por nos transformar que nos esforçamos por meio da oração e obediência para sermos revestidos da Sua justiça, afastando-nos da impureza e do pecado deste mundo todos os dias, vivendo uma vida que Lhe traz glória a Ele.

- Billy Graham

 (Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)

 

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 08MAI26
Tudo aponta para Jesus Cristo

Tema abordado por Paulo Ferreira em 10 de maio de 2026

Carlos Oliveira 08MAI26
A moeda de maior valor

Tema abordado por Carlos Oliveira em 08 de maio de 2026

Fernando Quental 03MAI26
Desempenhando o papel

Tema abordado por Fernando Quental em 03 de maio de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:3

Estudo realizado em 06 de maio de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário