A cremação é uma forma de as pessoas fugirem à realidade da morte e ao que se segue?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Parece que a cremação está rapidamente a tomar o lugar dos funerais. Em parte isto é uma maneira de as pessoas fugirem à realidade da morte e ao que se segue? – F.O.
Resposta: As pessoas afastam-se deliberadamente de qualquer coisa desagradável, determinadas a ocupar as suas vidas com coisas que desviem as suas mentes de algo que seja sério. Na sua preocupação com prazeres e diversões de momento, as pessoas contentam-se com substitutos superficiais e vazios da realidade. Milhões pensam mais no entretenimento que procurarão a seguir. Talvez muito disso seja para ajudar a adiar o ter de lidar com o que realmente acontece quando a morte bate à porta. Este presente século definitivamente não é um século de luto.
Todavia o mais importante não é como somos sepultados, mas se estamos prontos para nos encontrarmos com Deus. Existe uma “cultura de superficialidade”. Frases populares como “E daí?” ou “Tanto faz” descrevem a atitude de muitos em relação à vida. Muitos pensam que, enquanto tivermos automóveis para andar, TV e filmes para nos entreter, dispositivos móveis à mão e gadgets para nos servir, o que acontece com as nossas almas não importa. A ideia do “Ri, e o mundo rirá contigo; chora, e chorarás sozinho”, é muito familiar. Porém, a vida superficial nunca nos ajudará a enfrentar as pressões e os problemas da vida.
Apesar de o Senhor Jesus Cristo ter vindo para trazer vida em abundância (João 10:10), não podemos ignorar o facto de que toda a humanidade está no corredor da morte. Como morremos ou quando morremos não é a questão principal, mas para onde vamos após a morte. Alguém disse que a morte não é um ponto final, mas uma vírgula na história da vida. Para quem conhece a Cristo, a morte é um momento de festa; pois as almas redimidas são unidas ao Senhor para sempre na eternidade. Cada pessoa deve perguntar: “Qual a minha posição em relação ao Senhor Jesus Cristo? Estou pronto para me encontrar com Ele?”
- Billy Graham
(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)