Não nos preocuparmos com o amanhã significa que não devemos planear o futuro?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

PerguntaQuando a Bíblia diz para não nos preocuparmos com o amanhã significa que não devemos planear o futuro? Isso confunde-me, como estudante universitário que quer ser responsável para tomar boas decisões na vida. – P. F.

Resposta: Como seres humanos, todos nós devemos ser sábios em planear a vida a fim de obter uma boa educação, uma boa preparação para o casamento e constituição de família, etc. De facto, o Senhor Jesus Cristo elogiou o homem sábio que “edificou a sua casa sobre a rocha” e não o “homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia" (Mateus 7:24-26). Ele também fez a pergunta: “Pois, qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?” (Lucas 14:28).

     Um dos perigos ao lermos conselhos é retirá-los do contexto. O salmista lembra-nos: “A Tua Palavra é a verdade, desde o princípio” (Salmo 119:160). Planear e preocupar são duas coisas diferentes. Quando nos preocupamos, não estamos a confiar em Deus para o nosso futuro, todavia a Bíblia ensina a importância da preparação.

     A Bíblia não despreza a preparação, mas a preparação mais importante que podemos fazer nesta vida é a preparação para a vida seguinte – a eternidade. Onde vai passá-la? Existem apenas duas hipóteses – Céu ou Inferno. Não há nada intermédio. Não espere até que a morte se aproxime, pois ninguém sabe o que produzirá  o dia. Hoje pode e deve preparar-se para a sua vida futura. Que pensamento magnífico saber que o Senhor Jesus Cristo pagou o preço. Não se atrase. Prepare-se para se encontrar com o seu Deus, pois Ele diz: “… eis aqui, agora, o dia da salvação” (2 Coríntios 6:2).

- Billy Graham

(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)

 

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 19JUNI26
Discurso contraditório

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de junho de 2026

Márcio Botas 14JUNI26
Descanso

Tema abordado por Márcio Botas em 14 de junho de 2026

Carlos Oliveira 12JUNI26
Condição sine qua non

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:6

Estudo realizado em 17 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário