Porque Deus não remove o sofrimento do mundo?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Porque é que Deus não remove todo o sofrimento do nosso mundo? Ele tem poder para isso; porque é que Ele não o usa já para o bem da humanidade? - S.S.

Resposta: Se Deus fosse erradicar todo o mal deste planeta, Ele teria que erradicar todas as pessoas más. Quem ficaria isento? A Bíblia diz: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). “Não há justo, nem um sequer” (Romanos 3:10).

     Esta é uma verdade difícil para muitos porque pela natureza humana as pessoas pensam que são basicamente boas e que “alguns” são vítimas do mal, porém o mal está no coração da humanidade. Deus prefere transformar as pessoas más do que erradicá-las.

     É contada a história de um homem que estava no corredor da morte, mas cuja sentença foi alterada. O seu contacto próximo com a morte dirigiu-o para a salvação em Cristo, e embora tivesse ficado preso para toda a vida, ele tornou-se numa testemunha vocal do Senhor. Em vez da morte (erradicação), ele foi transformado - gloriosamente salvo - e encontrou um propósito para viver.

     Se Deus removesse todo o mal do nosso mundo (mas de alguma forma deixasse o homem no planeta), isso significaria que a essência da “humanidade” seria destruída. O homem tornar-se-ia num robô.

     Se Deus eliminasse o mal programando o homem para realizar apenas boas ações, o homem perderia a capacidade de fazer escolhas e seria reduzido ao estatuto de robô.

     Deus criou o homem com a capacidade de amar; os robôs não amam. O homem poderia ser programado para amar, mas o elemento do amor perder-se-ia. Se o homem fosse forçado a fazer o bem, o sofrimento seria eliminado, mas com ele também o amor.

     O amor de Deus pelo homem impede-O de remover o mal do nosso mundo pela manifestação do Seu poder. A esperança para a humanidade está em ser transformada pela Sua obra na cruz a seu favor.

 

(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

José Carvalho 09AGO26
Tudo ou nada

Tema abordado por José Carvalho em 09 de agosto de 2026

Carlos Oliveira 07AGO26
O Rochedo de Gibraltar

Tema abordado por Carlos Oliveira em 07 de agosto de 2026

Peter Cerqueira 05AGOI26
Alianças bíblicas versus Aliancismo (Parte 3)

Tema abordado por Peter Cerqueira em 05 de agosto de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:8

Estudo realizado em 29 de julho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário