Como posso ajudar alguém a entender que, em última análise, é Deus que está no controlo?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: A minha filha adolescente, como a maioria, é facilmente influenciável. A irmã mais velha da sua amiga disse que, se ela acreditar no que quiser fazer, pode realizá-lo. Isso soa à filosofia perigosa: "Eu penso, logo existo". Como posso ajudá-la a entender que, em última análise, é Deus que está no controlo? - D.P.

Resposta: Simplificando, é impossível acreditar numa coisa, que ela vai logo existir. Tente. Quem pode simplesmente "acreditar" que pode herdar um milhão de dólares e isso acontece? Quem pode dizer seriamente que pode acreditar numa criança que esta passa logo a existir?

     As pessoas que fazem tais alegações são enganadoras. O motivo delas é atrair outros a acreditarem em mentiras. Foi exatamente isso que Satanás fez no Jardim do Éden, e Adão e Eva foram vítimas disso.

     Existem muitos autores, apresentadores de talk shows e jornalistas noticiosos que se tornam ricos ou famosos usando palavras altamente sonoras que parecem a personificação da erudição e da cultura. Eles são intelectualmente inteligentes e habilidosos ... hábeis em seduzir homens e mulheres que não pensam. A Bíblia diz-nos para estarmos alerta: "porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar" (1 Pedro 5:8).

     Esteja à defesa. A Bíblia diz: "Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem" (Lucas 11:21). Arme-se com a Palavra de Deus. Esta irá guiá-lo e protegê-lo. Os crentes devem testar as várias orientações e doutrinas que abundam, incluindo as teorias dos outros. Acima de tudo, devemos testá-las com o padrão que é a Palavra de Deus.

     Coloque a sua crença no único Deus verdadeiro. Tenha fé n’Ele. Ele é o único que falou e o sol, a lua e as estrelas vieram à existência - e sim, a sua própria vida. Rejeite o orgulho do homem e abrace o Homem Jesus Cristo.

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

José Carvalho 09AGO26
Tudo ou nada

Tema abordado por José Carvalho em 09 de agosto de 2026

Carlos Oliveira 07AGO26
O Rochedo de Gibraltar

Tema abordado por Carlos Oliveira em 07 de agosto de 2026

Peter Cerqueira 05AGOI26
Alianças bíblicas versus Aliancismo (Parte 3)

Tema abordado por Peter Cerqueira em 05 de agosto de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:8

Estudo realizado em 29 de julho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário