O que significa endurecer o coração para com Deus de tal modo que Ele desiste da pessoa?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: O que significa endurecer o coração para com Deus de tal forma que Ele desiste da pessoa a modo não haver mais ponto de retorno? Um amigo meu disse-me que o remédio é ter fome das coisas de Deus. O que significa realmente isso? - I.S.

Resposta: No sentido físico, a fome é um sinal de vida. Os mortos não precisam de comida; eles não desejam água. Os seres humanos têm que ter alimento, ou morrerão à fome. A Bíblia ensina que a alma tem que se alimentar das coisas de Deus, caso contrário, o coração da pessoa pode endurecer. Foi o que aconteceu com Faraó há muito tempo. Ele recusou ouvir a Palavra de Deus; ele tornou-se endurecido, teimoso. Deixar a alma morrer à fome é um dos processos mais perigosos que podem ocorrer na vida de uma pessoa. É possível, por meio do pecado, endurecer os nossos corações contra Deus por tanto tempo que perdemos todo o desejo por Deus. A Bíblia diz que o Espírito de Deus "não contenderá ... para sempre com o homem" (Génesis 6:3).

     As Escrituras falam sobre o endurecimento do coração: "Porquanto o coração deste povo está endurecido, e com os ouvidos ouviram pesadamente e fecharam os olhos" (Atos 28:27). Quando as pessoas rejeitam continuamente a Cristo como Salvador, Deus diz que Ele as entrega "aos desejos do seu coração, e andaram segundo os seus próprios conselhos" (Salmo 81:12).

     Se uma pessoa sente a mais pequena fome por Deus e pela Sua justiça, a alma pode ser recetiva à voz e mensagem de Cristo. Os que não desejam Deus, nem anseiam Cristo, nem têm sede pelas coisas do Espírito, estão não apenas mortos em ofensas e pecados, como também estão insensíveis aos impulsos do Espírito de Deus. Eles são como os mortos e correm o risco de permanecer num estado de paralisia espiritual que acabará por levar à morte eterna. Volte-se para Cristo quanto antes; não demore.

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

José Carvalho 09AGO26
Tudo ou nada

Tema abordado por José Carvalho em 09 de agosto de 2026

Carlos Oliveira 07AGO26
O Rochedo de Gibraltar

Tema abordado por Carlos Oliveira em 07 de agosto de 2026

Peter Cerqueira 05AGOI26
Alianças bíblicas versus Aliancismo (Parte 3)

Tema abordado por Peter Cerqueira em 05 de agosto de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:8

Estudo realizado em 29 de julho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário