Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (I)

compare

  

Introdução

Cristianismo     “O que é o Cristianismo?” Para se responder a esta pergunta, uma outra deve ser formulada, a saber, “O que é o Judaísmo?” Isto porque a Bíblia ensina AMBOS. O propósito deste artigo é revelar o que a Bíblia ensina acerca de ambos, respondendo assim às nossas perguntas.

      O Cristianismo não é Judaísmo e o Judaísmo não é Cristianismo. Na Bíblia são dois sistemas de adoração dados por Deus, distintos um do outro. É enganador ouvir-se um pregador pregar Judaísmo sob a roupagem do Cristianismo. O Cristianismo não é um desenvolvimento do Judaísmo, mas uma revelação da nova e dinâmica vontade de Deus para esta Dispensação em que vivemos. O Cristianismo foi revelado da glória ao Apóstolo dos Gentios, Paulo, pelo Senhor Jesus Cristo ressuscitado.

     Mesmo que haja semelhanças de pensamento nestes dois sistemas de adoração e algumas delas se encontrem registadas, Deus desagrada-Se que se enfatizem apenas as semelhanças e se negligenciem as diferenças. As diferenças são tão importantes que se torna necessário serem aqui resumidas. Os que têm a responsabilidade de ensinar a Bíblia devem MANEJAR, OU DIVIDIR, BEM TODO O CONSELHO DE DEUS (Atos 20:17; 2 Tim. 2:15).

     Cada sistema de adoração tem o seu próprio Evangelho. A palavra “Evangelho” apenas significa “boas notícias” e neste artigo é usada no sentido geral e específico do termo. Deus anunciou muitas vezes BOAS NOTÍCIAS do Céu. Por exemplo:

1. Génesis 6:14,16. As boas notícias a respeito da arca que salvaria Noé e a sua família do Dilúvio.

2. Génesis 12:2. As boas notícias a respeito da bênção que Abraão e a sua família seriam para o resto do mundo (Comparar com Gál. 3:8).

3. Génesis 15:5,6. As boas notícias a respeito da semente de Abraão. Porque ele creu no que Deus disse, foi achado justo.

4. 2 Samuel 7:12,16. As boas notícias a respeito do reino eterno de Israel.

5. Apocalipse 14:6,7. As boas notícias a respeito do juízo de Deus sobre a Terra durante a Grande Tribulação.

     Podemos ver assim que na Bíblia há mais do que um Evangelho. Cada vez que Deus falava era em relação a um propósito específico.

     Contudo, na Bíblia existem outros dois Evangelhos que se erguem acima de todos os outros. Um é chamado “O Evangelho do Reino” e o outro é chamado “O Evangelho da Graça de Deus”. Estes Evangelhos contêm diferentes verdades. Não são o mesmo Evangelho, nem a continuação um do outro, tendo um desempenhado um importante papel no programa de Deus na altura em que foram revelados.

     O Evangelho, nos nossos dias, está a ser misturado e mutilado como nunca antes. Satanás está a ter um grande campo de ação na religião, e está a usar esta confusão no seu propósito de arrastar muitos para o inferno, dando-lhes uma falsa esperança.

     Alguns podem objetar o facto de neste artigo estar a ser colocado em causa algo a mais do que a salvação. É verdade. Mas toda a verdade associada com o Cristianismo é BOAS NOTÍCIAS. Viver pela graça é tão boas notícias como ser salvo pela graça. Estar sentado com Cristo nos lugares celestiais é igualmente boas notícias.

- Robert C. Brock
(Continua)

Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (I)
Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (II)
Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (III)
Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (IV)
Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (V)
Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (VI)

Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (VII)
Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (VIII)
Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (IX)
Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (X)

Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (XI)
Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (XII)
Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (XIII)
Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (XIV)
Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (XV)
Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (XVI)
Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (XVII)

Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (XVIII)
Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (XIX)

Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (XX)
Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (XXI)
Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (XXII)
Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (XXIII)
Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (XXIV)
Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (XXV)
Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (XXVI)
Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (XXVII)
Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (XXVIII)
Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (XXIX)
Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (XXX)
Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (XXXI)
Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (XXXII)
Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (XXXIII)
Cristianismo é o Evangelho da Graça de Deus - não o Evangelho do Reino (XXXIV)

Sermões e Estudos

José Carvalho 24MAI26
O valor da comunicação

Tema abordado por José Carvalho em 24 de maio de 2026

Carlos Oliveira 22MAI26
Assistolia

Tema abordado por Carlos Oliveira em 22 de maio de 2026

Lucas Quental 17MAI26
Cristãos ou discípulos?

Tema abordado por Lucas Quental em 17 de maio de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:4

Estudo realizado em 20 de maio de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário