Como e Quando (II)

crstam.jpgA GRAÇA

     “Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” (João 1:17).

    
Muitos têm concluído desta passagem que “a dispensação da graça de Deus” foi introduzida durante o ministério terreno de nosso Senhor. Contudo, quando formulamos as questões “Como?” e “Quando?” vemos que se trata de uma assunção não fundamentada.

     Como é que a graça veio? A resposta das Escrituras é, “por Jesus Cristo.” De facto, foi pela morte de Cristo que Deus pôde oferecer justamente as riquezas da Sua graça a pecadores.

     “Sendo justificados gratuitamente pela Sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus” (Rom. 3:24).

     “Em Quem temos a redenção pelo Seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da Sua graça” (Efé. 1:7).

     Porém agora perguntemos quando, historicamente, Deus introduziu a dispensação da graça.

     Nós já vimos que os crentes Pentecostais obedeciam rigorosamente à lei. Na chamada “grande comissão” (sob a qual eles operavam) nós não encontramos nenhuma menção sobre a salvação apenas pela graça por meio da fé, tendo por base a toda-suficiente obra consumada da redenção de Cristo.

     Uma vez mais é Paulo, e ninguém antes dele, que proclama a salvação apenas pela graça, por meio da fé.

     É ele que diz em 1 Tim. 1:12-15 como “a graça de nosso Senhor superabundou” para com ele, o principal dos pecadores, acrescentando:

     “Mas por isso alcancei misericórdia, PARA QUE EM MIM, QUE SOU O PRINCIPAL, JESUS CRISTO MOSTRASSE TODA A SUA LONGANIMIDADE, PARA EXEMPLO DOS QUE HAVIAM DE CRER NELE PARA A VIDA ETERNA” (Ver. 16).

     Paulo era o exemplo vivo, como também o arauto da maravilhosa declaração com que Romanos 5 encerra:

     “Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; MAS, ONDE O PECADO ABUNDOU, SUPERABUNDOU A GRAÇA;

     “PARA QUE, ASSIM COMO O PECADO REINOU na morte, TAMBÉM A GRAÇA REINASSE pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.”

     Este reino da graça não foi introduzido antes de Paulo; na realidade, nunca foi mesmo profetizado, mas era um mistério, “oculto em Deus,” antes de o Senhor glorificado comissionar Paulo para o dispensar. Isto é claramente declarado em Efé. 3:1-3:

     “Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Jesus Cristo por vós, os gentios;

     “Se é que tendes ouvido A DISPENSAÇÃO DA GRAÇA DE DEUS, que para convosco me foi dada;

     “Como ME FOI ESTE MISTÉRIO MANIFESTADO PELA REVELAÇÃO …”

 
Cornelius R. Stam
(Continua) 

Sermões e Estudos

Fernando Quental 03MAI26
Desempenhando o papel

Tema abordado por Fernando Quental em 03 de maio de 2026

Carlos Oliveira 01MAI26
O vazio comum dominante

Tema abordado por Carlos Oliveira em 01 de maio de 2026

Carlos Oliveira 26ABR26
Como vencer a depressão

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:3

Estudo realizado em 06 de maio de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário