Porque não posso praticar o Batismo na Água? (I)

a verdade bblica do batismo na agua

 
     Sempre que alguém ensina uma doutrina que é contrária à opinião popular, a maioria das pessoas automaticamente rejeita-a sem pensar sobre o assunto. Isto é especialmente verdade na questão do batismo. A Cristandade sempre praticou o batismo na água, embora de muitos modos diferentes e por muitas razões diferentes. Alguns ensinam que o batismo realmente contribui para a salvação, enquanto outros ensinam que o batismo é só um testemunho de uma transformação interior. Mas embora a maioria dos batistas difiram entre si quanto ao significado da cerimónia, no entanto estão todos juntos na rejeição da suficiência do “um só” batismo divino pelo qual o Espírito Santo coloca o pecador que crê em Jesus Cristo.
 
     Uma observação frequentemente ouvida é: "Como é que pode dizer que toda a Igreja tem estado errada todos estes séculos e só agora tem a verdade sobre o batismo?" Comecemos por nos lembrar que não sabemos se todos os crentes praticavam o batismo na água, embora a Igreja como um todo o fizesse, e não se esqueça que há uma diferença entre todos os crentes e a hierarquia religiosa da Cristandade. Mas, para além disso, será assim tão estranho que a maioria tenha estado enganada quanto esta verdade? Não será estranho para quem conhece a história trágica de Israel. E Martinho Lutero deve ter sido confrontado com o mesmo problema quando ele, um simples monge, desafiou toda a Igreja de Roma sobre a questão da justificação pela fé. A verdade nunca foi popular, e a espiritualidade normalmente não se encontra na maioria. Em vez de olharmos à nossa volta para vermos o que outros creem, a fim de não sermos achados diferentes, devemos antes defender a verdade de Deus, a despeito da sua impopularidade e da indiferença da Igreja para com ela.

     Agora, cremos que a base da comunhão entre todos os crentes é o sangue de Jesus Cristo que nos salvou dos nossos pecados. O nosso relacionamento com o bendito Filho de Deus é o que nos relaciona uns com os outros. Eu amo todos os Cristãos, não porque todos concordam comigo doutrinalmente mas porque todos amam o meu Senhor, e somos irmãos n'Ele. O batismo na água nunca deve ser constituído base da comunhão cristã, a não ser, claro, que o batismo nos torne filhos de Deus, coisa que nenhum verdadeiro Cristão que creia na Bíblia ensine ou creia. 

Quanto a mim, não posso praticar o batismo na água porque:

 

De uma mensagem pregada por
CLARENCE E. KRAMER
(Continua)
 

Sermões e Estudos

José Carvalho 24MAI26
O valor da comunicação

Tema abordado por José Carvalho em 24 de maio de 2026

Carlos Oliveira 22MAI26
Assistolia

Tema abordado por Carlos Oliveira em 22 de maio de 2026

Lucas Quental 17MAI26
Cristãos ou discípulos?

Tema abordado por Lucas Quental em 17 de maio de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:4

Estudo realizado em 20 de maio de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário