28-05-11 - Redes Sociais e depressão infantil
Um estudo publicado no fim de Março pela sociedade de pediatria dos Estados Unidos diz que o Facebook (e outras redes sociais) pode causar depressão em crianças e adolescentes. Uma das explicações da ameaça é que, pela pouca idade, os pequeninos não têm maturidade suficiente para perceber que a maioria das pessoas só publica na rede o que é positivo (e às vezes até exagerado) a respeito delas mesmas. Elas não conseguem ver que a verdade de todos é bem diferente do que dizem de si mesmos, que é uma realidade distorcida da vida normal. Assim, elas põem-se a comparar e isto acaba por causar tristeza, porque, do lado de cá do monitor, na vida real, é impossível filtrar. Outro motivo da depressão pelo excesso de uso de redes sociais é o desejo exagerado de ser aceito pelos seus pares no mundo virtual e o isolamento social na vida real.




