19-02-09 - Os estudantes precisam de conhecer “as grandes histórias” da Bíblia, diz poeta laureado
A Bíblia deve ser ensinada às crianças ao longo da sua educação porque é uma “peça essencial da bagagem cultural” sem a qual elas terão dificuldade em compreender plenamente a literatura, segundo o poeta laureado inglês, Andrew Motion.
Demasiados estudantes chegam à universidade para estudar literatura sem saberem quem foram Adão e Eva porque o ensino da Bíblia e das suas “grandes histórias” está a desaparecer do sistema escolar, disse ele. Ele não estava a defender doutrinação religiosa, mas disse-o para as pessoas aprenderem histórias históricas que têm influenciado escritores.
As pessoas não podem esperar compreender muito da literatura – desde John Milton a TS Eliot – sem primeiro aprenderem a Bíblia, disse ele. O sermão da montanha e a crucificação são histórias que têm influenciado as estruturas de história desde então, enquanto o livro de Rute é essencial por causa da “beleza da escrita.” As crianças devem ler a Bíblia, disse ele, “simplesmente porque está cheia de histórias tremendas. Elas falam-nos da natureza humana e dos padrões de comportamento humano recorrente.”
Na Inglaterra, poeta laureado, é um título dado ao poeta oficial da monarquia.
Andrew Motion, FRSL, (nascido em 26 de Outubro de 1952) é um poeta Inglês, novelista e biógrafo, sendo o actual poeta laureado no Reino Unido.




