08-12-08 - Relativismo Moral – o futuro preocupante das crianças
|
Um novo estudo compilado pelo Instituto Josephson – uma organização de ética sedeada na Califórnia – destaca o problema da desonestidade entre as crianças de idade escolar na América.
Mais de 29.000 estudantes foram escrutinados aleatoriamente para o estudo – e o Dr. Bill Maier, psicólogo clínico no Focus on the Family, diz que os resultados são preocupantes. O estudo revela que 64% dos escrutinados disseram que tinham cabulado num teste, 36% disseram ter usado a Internet para plagiar o seu trabalho escolar, 42% mentiram para poupar dinheiro, e na generalidade, 93%, disseram estar satisfeitos com a sua ética pessoal. Além disso, 30%, admitiu ter furtado em lojas.
“Temos assistido ao longo da última geração a um movimento para se questionar a verdade absoluta e, é claro, pôr em causa a verdade bíblica – e realmente não me surpreende que agora estejamos a começar a ver o resultado no comportamento dos nossos jovens.”
Um outro aspecto que Maier aponta como inquietante é que estes estudantes são o futuro da América. “Estes são os nossos futuros líderes, os nossos futuros empresários, os nossos futuros pais e esposas,” lamenta. “Se eles estão dispostos a mentir, e a ser fraudulentos e a roubar, isso não augura nada de bom para o futuro da nossa sociedade.”
Maier também assinala que o meio Cristão não é impermeável a este relativismo moral, a este tipo de mentalidade. “Infelizmente vemos estes problemas na comunidade Cristã, e penso que uma das grandes razões para isso acontecer é o facto de muitas famílias Cristãs não estarem a praticar a sua fé e realmente não compreenderem a concepção Cristã do mundo,” sustenta.
"A pesquisa de George Barna indica muito claramente que, infelizmente, [só] uma percentagem muito pequena de Cristãos nascidos de novo ... acredita que há um conceito de verdade absoluta. Isto deveria ser chocante para nós." Barna é o fundador do Barna Group, que monitoriza tendências na comunidade cristã em todo o país.
Segundo Maier a luta contra a mentalidade do relativismo moral começa em casa. Ele crê que os pais deveriam começar a ensinar os seus filhos desde tenra idade que o dinheiro, o poder, e o sucesso não são os aspectos mais importantes da vida, e que o que realmente interessa é o carácter de uma pessoa. Maier aponta para a epístola aos Gálatas onde o apóstolo Paulo fala do fruto do Espírito que o verdadeiro Cristão deve exibir. O psicólogo diz que os pais devem ensinar e mostrar, pelo exemplo, coisas como o amor, a alegria, a paciência, a benignidade, a bondade, e o auto-domínio. Ele acrescenta que eles também deveriam exibir características como a intregridade,a honestidade, e o serviço aos outros.Uma outra área que Maier diz que os pais necessitam de ser diligentes é na exposição aos media. Ele afirma que a mentalidade do relativismo moral permeia a música, a televisão, a Internet, e os outros meios de comunicação, e que o único modo de combater este ataque é ficar fundado na Sagradas Escrituras e voltar a uma verdadeira ética bíblica.
Focus on the Family lançou um esforço chamado The Truth Project (O Projecto Verdade), que está concebido para equipar indivíduos com uma compreensão de quem Deus é e porque é que os humanos existem. Também procura expor a verdade por detrás de muitos dos vícios da sociedade tais como a promiscuidade sexual e a homossexualidade. O Projecto Verdade está concebido para estudos em pequenos grupos de adultos.




