10-11-08 - Billy Graham gostaria de se reunir e orar com Obama
Billy Graham tem aconselhado todos os presidentes Americanos desde Dwight Eisenhower. Mas o evangelista conhecido pelas suas cruzadas por todo o mundo não tem planos para aconselhar Barack Obama, apesar do seu filho ter dito que ele gostaria de se reunir com o presidente eleito e orar com ele.
Graham dobrou os 90 anos de idade na passada sexta-feira. O seu filho, Franklin Graham, disse à Associated Press que a mente de Billy Graham permanece distinta mesmo quando o seu corpo continua a falhar.
“O meu pai sente que o seu tempo e dia para isso passou,” disse Franklin Graham. “Mas certamente que ele gostaria de se reunir com Obama e orar com ele.”
Sexta-feira, cerca de 160 pessoas incluindo família e amigos de Billy Graham celebraram o seu aniversário na sua casa em Montreat com galinha frita, churrasco e ice tea. O seu ministério recebeu cerca de 100.000 saudações, incluindo um vídeo do Presidente Bush.
A sua saúde contrasta perfeitamente com os seus dias dirigindo um ministério que o coloca atrás do púlpito a falar com 215 milhões de pessoas em mais de 185 países e o colocou na confiança de algumas das pessoas mais poderosas do mundo.
Os pontos de vista de Billy Graham ainda são respeitados nos círculos da Casa Branca. O candidato presidencial Republicano, John McCain visitou Graham na sua casa situada na encosta da montanha, durante a campanha, e Obama tentou reunir-se com ele mas não conseguiu devido à frágil saúde do pregador.
Apesar de na sua pregação nunca ter sido partidário, Billy Graham é Democrata.
O seu filho expressou preocupação quanto aos pontos de vista de Obama sobre o aborto e o casamento homossexual – uma questão que Franklin levantou numa reunião com o senador do Illinois – dizendo que ele e o seu pai são conservadores que crêem que a Bíblia fala claramente sobre essas matérias.
“O Presidente-eleito ouviu a nossa posição,” disse Franklin Graham, que agora conduz a Associação Evangelística Billy Graham sediada em Charlotte. “E eu disse-lhe que isto era muito difícil e caro para nós. É uma questão moral de que nós simplesmente não podemos desistir.”
Obama favorece o direito ao aborto, e não apoia uma emenda constitucional que proíba o casamento homossexual.
Entretanto, a saúde de Billy Graham continua a merecer a preocupação da família e dos amigos, que notam que ele ainda luta com a perda da sua esposa, Ruth, que faleceu no ano passado.
Ele foi hospitalizado no ano passado durante quase duas semanas depois de experimentar uma hemorragia intestinal, e ele também tem cancro na próstata. No início deste ano, ele foi sujeito a uma cirurgia para melhorar um dreno que controla o excesso de fluido no seu cérebro. O dreno foi implantado inicialmente no ano 2000 e drena o fluido através de um tubo pequeno, aliviando o excesso de pressão que pode causar sintomas semelhantes à doença de Parkinson.
“Ele pode apanhar um resfriado e a sua vida pode chegar ao fim,” disse Franklin Graham. “Na sua idade, qualquer coisa pequena pode ser um caso sério. Nós temos consciência disso.”
A despeito das suas limitações ele ainda tem uma coisa: uma voz tremenda.
Neste fim-de-semana, essa voz soou de novo além fronteiras quando uma mensagem dobrada em Português foi difundida no Brasil num esforço para trazer cerca de 1 milhão de novos crentes ao aprisco.
E privadamente, ele tem estado a trabalhar num livro sobre a velhice, tentando colocar nele as suas últimas lições de vida no contexto dos que em breve o seguirão.
“Ele está sempre preparado para morrer,” disse Franklin Graham. “Mas ninguém preparou-o para envelhecer.”
Na foto estão representadas quatro gerações dos Graham - Billy Graham, o seu filho Franklin, o seu neto Will e o seu bisneto Quinn.




