11-10-08 - Crise financeira faz com que as pessoas se voltem para Deus
A mesma instabilidade que ataca os mercados financeiros do planeta e ameaça o mundo todo faz com que, neste momento, muitos voltem a sua atenção para Deus.
A actual crise financeira mundial está a fazer com que as pessoas busquem fonte de consolo e de amparo moral e espiritual que não encontram neste mundo. Como não podia deixar de ser, essa fonte é Deus.
"A crise económico-financeira é um lembrete de que não podemos colocar a nossa fé nas riquezas e prescindir de Deus", disse Mark Bozzuti-Jones, da Trinity Church, de Wall Street, no seu sermão da hora do almoço, sexta-feira, dedicado justamente à crise financeira.
Os operadores financeiros têm sido os maiores frequentadores dessa igreja que, normalmente, atrai além dos seus fiéis habituais, muitos turistas.
"As pessoas chegam, sentam-se, oram simplesmente ou também choram, expondo as suas dificuldades e desalentos a Deus" _ disse Bozzuti-Jones.
A maior riqueza
Um velho periódico dizia há uns anos: “Com o dinheiro podemos comprar a cama, mas não o sono; o livro, mas não a inteligência; a comida, mas não a beleza; o divertimento, mas não a felicidade; o crucifixo, mas não a salvação; um lugar na igreja, mas não um lugar no Céu.”
É bem verdade que, à luz do ensino bíblico, o dinheiro poderá ser um passaporte para toda a parte excepto para o Céu. A vida eterna, a salvação divina (que o Senhor oferece à humanidade perdida) não se compra, não se conquista, não se herda: é fruto da graça (oferta imerecida) divina.
O apóstolo Paulo declara aos Efésios: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras para que ninguém se glorie.” (Efé. 2:8,9) Aos Romanos diz: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” (Rom. 6:23)
Investindo numa bolsa sólida
É em momentos destes que todos os que crêem na Palavra de Deus confirmam a sua veracidade, ao verem que permanecem inabaláveis diante da crise, pois investiram toda sua confiança e depositaram todas as suas esperanças numa única, sólida e confiável instituição: a fé em Jesus Cristo. Investiram segundo o Seu conselho: “Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói” (Luc. 12,33). A fé verdadeira em Cristo é uma riqueza que não pode ser roubada, nem destruída ou danificada.
Há muito que a Bíblia diz que as riquezas deste mundo são incertas:
"Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna" I Timóteo 6.17-19.
Por isso,
"Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam" Mateus 6.19-20.




