• 1
  • 2
  • 3

Servindo entusiasticamente,
com amor e temor,

para em tudo te enriquecer em Cristo, em toda a Palavra, em todo o conhecimento (1 Coríntios 1:5).

Testemunhos

Dário Botas

Como morrer em Cristo tem mais valor do que nada.

José Jacinto Carvalho

Conversão significa mudar de vida e a minha vida mudou mesmo.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 08MAI26
O vazio comum dominante

Tema abordado por Carlos Oliveira em 08 de maio de 2026

Fernando Quental 03MAI26
Desempenhando o papel

Tema abordado por Fernando Quental em 03 de maio de 2026

Carlos Oliveira 01MAI26
O vazio comum dominante

Tema abordado por Carlos Oliveira em 01 de maio de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:3

Estudo realizado em 06 de maio de 2026

ver mais

07-09-08 - Quarta-feira, fez 100 anos que Manuel Marques Pereira se converteu ao Senhor Jesus Cristo

manuel_marques_pereira_4.jpg     Foi em 1908, a 3 de Setembro, ainda se vivia o "Regicídio", que Manuel Marques Pereira nasceu de novo. Um rápido convite a entrar na salinha de reuniões do Folharido (Sever do Vouga), distrito de Aveiro, uma breve aceitação, «mas por pouco tempo», dizia ele, «porque tenho onde ir», mudaram completamente a vida deste Guarda-livros das Minas do Braçal. Ficando até ao final, após a mensagem sobre a Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém, o grande combatente do Ultramar era agora, a exemplo do Apóstolo Paulo, desafiado a novas e mais bem importantes batalhas!...

     E ele, a exemplo do que fez em África, aceitou de corpo e alma os desafios que O Seu Senhor lhe lançou. A pé e a cavalo este Pioneiro do Evangelho durante anos sem parar trilhou caminhos e atravessou serras, de Bíblia na mão, para anunciar corajosamente o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Foi perseguido, apedrejado, mas o combatente nunca vacilou. A sua casa, também nas Minas do Braçal, foi lugar de pouso para inúmeros missionários do País e do Estrangeiro e ali se arquitectaram muitos projectos.

     E em 1932 edificou e inaugurou a Capela na Senhorinha. Ali proclamou bem alto a salvação, nos restantes anos do seu ministério.

     A maior gratidão pelo seu esforço foi, com certeza, a decisão do seu neto Ruben Pereira Fontoura continuar o seu trabalho. Na passada quarta-feira Ruben Fontoura levou a efeito na Capela da Senhorinha uma sessão especial subordinada ao tema, "A Evangelização em Portugal, No passado, No presente, No futuro".

     Nela estiveram presentes, entre outros, o também neto, Normando Fontoura, uma neta, e o irmão Frutuoso, um irmão “sem idade”, tendo cerca de 90 anos, que chegou a ouvir o Evangelho ali antes de se converter, levado pelo seu patrão, crente Metodista. Este irmão, apesar da idade, deu um testemunho cheio de vigor, vibrante mesmo, desafiando e encorajando os presentes e terminando admiravelmente com muita pujança um velho hino cheio de significado. Associaram-se também ao evento irmãos do grande Porto, Aveiro, da vizinha Algeriz, e nós, da Grande Lisboa.

     Está dado o mote. Agora resta arregaçar as mangas e muita oração. A Capela precisa de obras para receber condignamente os conterrâneos. Durante a sessão especial um banco rangeu e quebrou-se. A madeira ressequida dos anos já não suporta o peso das pessoas. Informação sobre como cooperar e ajudar nesta obra está disponível em http://www.restaurandoasenhorinha.blogspot.com/.

     É edificante e um desafio para as gerações actuais ler os artigos que hoje publicamos como transcrição, do Jornal “O Caminho”, na sua Edição Especial de 1940, por ocasião da partida para a glória de Manuel Marques Pereira, seu fundador, escritos por gigantes na fé como o grande vulto da Literatura Portuguesa, um dos autores da Grande Enciclopédia Portuguesa Brasileira, Eduardo Moreira, o afamado e mui amado José Ilídio Freire, o muito dedicado Guido Waldemar de Oliveira e o grande missionário Eric Barker. Não perca a oportunidade.

FRUINDO DA ADMIRÁVEL GRAÇA DE DEUS,
A NOSSA MISSÃO É AJUDAR TODOS 
A USUFRUIR DA MESMA GRAÇA.

"... vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão" (2 Coríntios 6:1).
Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus ... (Efésios 3:2)
"... que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar
a ação de graças para glória de Deus" (2 Coríntios 4:15).
"Porque pela graça sois salvos ..." (Efésios 2:8).

  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário