• 1
  • 2
  • 3

Servindo entusiasticamente,
com amor e temor,

para em tudo te enriquecer em Cristo, em toda a Palavra, em todo o conhecimento (1 Coríntios 1:5).

Testemunhos

Dário Botas

Como morrer em Cristo tem mais valor do que nada.

José Jacinto Carvalho

Conversão significa mudar de vida e a minha vida mudou mesmo.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 26ABR26
Como vencer a depressão

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2026

Carlos Oliveira 24ABR26
Perigo despercebido

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de abril de 2026

Fernando Quental 19ABR26
O perigo de nos tornarmos religiosos

Tema abordado por Fernando Quental em 19 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:2,3

Estudo realizado em 22 de abril de 2026

ver mais

18-SET-07 - Um pouco da história da Bíblia impressa

A primeira Bíblia impressa no mundo foi a famosa “B-42” de Gutemberg e era composta de dois volumes. Tinha 1.281 páginas. Ele chamou a este plano de “Projecto Bíblia”. Este homem era um ourives (Johannes Gutemberg) e desenvolveu a arte de fundir alguns tipos de metais (ele usou muito ouro e chumbo).

Cada página tinha 42 linhas formando, aproximadamente, 3 milhões de caracteres. Vinte pessoas ajudaram-no nesta empreitada. Levaram três anos (de 1452 até 1455) e saiu muito caro, mas todos acharam que valeu a pena! Produziram 180 exemplares e destes só existem 48. Dois estão no Gutemberg Museum, em Mainz, Alemanha. Era uma obra de arte, pois cada exemplar era decorado à mão. A partir de 1500 esta nova maneira foi utilizada para imprimir Bíblias em alemão, italiano, francês, checo, holandês e catalão e em outras oito línguas até meados do século 16: espanhol, dinamarquês, inglês, sueco, húngaro, islandês, polaco e finlandês.

A Bíblia, como sabemos, é o livro mais conhecido do mundo. Quando Martinho Lutero traduziu a sua Bíblia, já circulavam 15 traduções no mundo. Em 1800, as traduções saltaram para 75. Em 1900, circulavam no mundo 567 traduções. Actualmente, ela é encontrada em 2 mil línguas e dialectos. Em português (1748), devemos a nossa tradução a João Ferreira de Almeida.

FRUINDO DA ADMIRÁVEL GRAÇA DE DEUS,
A NOSSA MISSÃO É AJUDAR TODOS 
A USUFRUIR DA MESMA GRAÇA.

"... vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão" (2 Coríntios 6:1).
Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus ... (Efésios 3:2)
"... que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar
a ação de graças para glória de Deus" (2 Coríntios 4:15).
"Porque pela graça sois salvos ..." (Efésios 2:8).

  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário