01-03-08 - O alto preço da determinação em comunicar o Evangelho
"Por Mim sofrereis aflições". As palavras de Jesus têm feito eco ao longo da História do Cristianismo. Inúmeros mártires pela causa de Cristo têm caído por proclamarem corajosamente a fé no Salvador da humanidade.Durante oito anos o pastor Neil trabalhou em Ampara, uma cidade na costa Leste do Sri Lanka, que é também um grande distrito da ilha. Em todo este distrito existem oito igrejas e entre elas a do pastor Neil. Os templos budistas sentem-se ameaçados pelas igrejas que pregam o Evangelho. As igrejas católicas romanas não se mostram ameaçadoras ao budismo.
O pastor Vernon Perera sustenta que "nós que conhecemos o Senhor sabemos que a conversão é uma experiência sobrenatural. Aqueles que olham para a conversão numa forma natural, pensam que os convertidos estão a ser comprados." Nesta região qualquer pastor ou obreiro cristão é ameaçado pelos budistas. Há semelhança de muitas igrejas, também a do pastor Neil foi queimada e ele foi muitas vezes assaltado e ameaçado de morte.
Em plena fase de perseguição ele saiu à rua com a sua jovem mulher Shiromi de 31 anos e o filho com 2 anos, determinado em pregar o Evangelho. O pastor Neil e a sua mulher, juntamente com o pastor Shantha e a sua mulher partilharam uma refeição e estes saíram pelas 21h30.
O pastor Neil, de 37 anos, trabalhava há anos na Fundação de Igrejas Locais e sofria acusações de estar “a converter pessoas”. Ele já havia sido vítima de um atentado na sua própria casa, em Novembro de 2007.
Mobil do crime
Um comerciante rico ao saber da conversão da sua mulher congeminou matar o pastor. Os assassinos contratados aguardavam o momento propício. Cerca das 22 horas o jovem pastor saiu para levar a sua motorizada para dentro do edíficio quando o atirador disparou no seu peito. Ao ouvir o tiro Shiromi saiu para ver o que se passava e ela também foi atingida. A criança encontrava-se deitada. Durante 45 minutos ninguém apareceu para ajudar. Ele foi declarado morto no hospital e a sua mulher está ainda nos cuidados intensivos.
A polícia prendeu quatro pessoas suspeitas de envolvimento no assassinato. Dois desses presos são membros do grupo Guardas de Casa, estabelecido pelo governo para ajudar a polícia e o exército em questões de segurança e outros deveres.
O serviço funerário foi glorioso. Houve um grande ajuntamento de pastores e cristãos vindos de todo o país. De acordo com uma circular de notícias da Christian Solidariity Worldwide (CSI), mais de 1000 líderes de igrejas no Sri Lanka estiveram no funeral no último dia 21, em Ampara - quatro dias depois de ele ter sido assassinado. Os jornais e a televisão deram plena cobertura ao caso. As sementes estão lançadas e aguardam uma grande colheita de almas.
O pastor Vernon foi mobilizado por Deus há cerca de 2 anos para visitar o distrito de Morangala que faz fronteira com Ampara. "Pregar o Evangelho nestas áreas tem sido um grande desafio. mesmo que custe mais vidas o Evangelho tem que ser pregado antes que consigamos penetrar nesta densa e resistente área" afirma peremptório o pastor.
Oremos pela vida de Shiromi. Os médicos estão a fazer todos os possíveis para a restaurar. Uma bala encontra-se alojada no seu rim. Com sacrifício a igreja tem ajudado a pagar as despesas médicas.
Nós, como igrejas estamos determinados em estabelcer igrejas em Monaragala mas também em Ampara. De 28 a 30 de Março cerca de 100 pessoas estão determinadas em avançar nestes dois distritos para proclamarem o Evangelho. Orem para que esta tragédia se torne numa herança para o Reino de Deus.
Prevenção contra cristãos
Em 2004, um partido político, o Jathika Hela Urumaya (partido de herança budista), foi formado para promover o que chamou de “legislação "anticonversão" como esforço e prevenção contra as conversões ao cristianismo."
"Estamos muito entristecidos com a notícia do assassinato deste pastor inocente. Os nossos pensamentos estão com a família do pastor Neil Samson Edirisinghe e nós só podemos esperar e pedir pela plena recuperação da esposa dele e do filho.




