• 1
  • 2
  • 3

Servindo entusiasticamente,
com amor e temor,

para em tudo te enriquecer em Cristo, em toda a Palavra, em todo o conhecimento (1 Coríntios 1:5).

Testemunhos

Pedro Cândido

Breve testemunho acerca de como se converteu a Cristo e de como tem sido a sua vida ao Seu lado.

José Jacinto Carvalho

Conversão significa mudar de vida e a minha vida mudou mesmo.

Jorge da Silva

Como a graça de Deus o conduziu à salvação em Cristo. Ouve o seu testemunho até ao fim.

Sermões e Estudos

Fernando Quental 02NOV25
Estar, ou ser, feliz?

Tema abordado por Fernando Quental em 02 de novembro de 2025

Carlos Oliveira 31OUT25
Passados 50 anos

Tema abordado por Carlos Oliveira em 31 de outubro de 2025

>
Carlos Simões 26OUT25
Fidelidade

Tema abordado por Carlos Simões em 26 de outubro de 2025

Estudo Bíblico
1 Timóteo 2:8

Estudo realizado em 29 de Outubro de 2025

ver mais

29-02-08 - Entrevista: Luis Palau sobre "Um Diálogo Amigável Entre um Cristão e um Ateu" (Conclusão)

Luis PalauClique aqui para ler a primeira parte da entrevista.

CP: Agora, este livro foi lançado na China mais cedo do que nos Estados Unidos.

Palau:
Uh-huh. Há cerca de 18 meses.

CP: Exacto. Agora, na perspectiva Americana, o que é que os Americanos ou Cristãos Americanos podem beneficiar da leitura deste livro? E o que espera que eles façam depois de o lerem? Para além de um simples acesso a um diálogo amigável e da obtenção de mais informação, qual o ponto crucial que espera que extraiam? 

Palau: Americanos?

CP: Sim.

Palau: Bem, espero que façam isto – se é apenas um ponto, tenho vários – que tratem a pessoa que se diz ateia com respeito. Escutem cuidadosamente o que diz. Ela não é o inimigo. Trata-se de uma pessoa criada à imagem e semelhança de Deus que pode não conseguir explicar os seus anseios secretos, o seu sentido de vazio, o seu sentido de perda. Porque ao ler-se as suas respostas, embora estejam editadas no livro, mas é claro que eu estava presente, vê-se haver um sentimento de “eu não sei.” Por vezes é “não tenho uma resposta.” Sabe? Por isso espero que os Cristãos o leiam ... Bem, há muitas coisas. Espero que muitos, ao lê-lo, se convertam.

Mas de um ponto de vista Cristão, que aprendam a respeitar um ateu e a não tratá-lo como inimigo. Ele não está ali para abater. Ele é apenas um ser humano. É filho de alguém. Nasceu há 70 anos ou algo assim e teve uma mãe como nós. E é uma alma perdida. Como se trata uma pessoa? Penso que muitos crentes … fi-lo quando era jovem; tenho que o admitir. Mas há muitos ateus que fazem observações insultuosas aos Cristãos. E olhemos para eles. Eles querem insultá-los como retaliação, dizendo, “Vede, sois loucos. A Bíblia diz, ‘Diz o louco no seu coração: não há Deus.’ Ah-hahaha!" Isto não conduzirá ao ganho de algo. Despedem-no tão insultado como eles próprios foram. Portanto este deve ser um grande objectivo.

CP: Bem, diz Pedro (na epístola) que se deve estar “sempre preparado para responder”, mas para o fazer “com mansidão e respeito.”

Palau:
(repete) "Mansidão e respeito." Exactamente! Obrigado. Essa é uma citação muito boa porque vivo nessa base. Tenho-o feito ao longo de todos estes anos, desde jovem. Estamos ali não para ganhar um argumento, mas ganhar uma alma. Sim, nós racionalizamos a nossa fé e ela é muito racional. Eu digo sempre que o Cristianismo é a coisa mais racional do mundo! É algo fabuloso para os Chineses ateus, todos cépticos.

E a outra coisa seria que o usem como ferramenta. Ao encontrarmos um ateu digamos, "Porque não lê isto e pensa sobre o assunto?" Sabe? Eu usá-lo-ia como ferramenta. Eu oferecê-lo-ia e diria, “Olhe. Palau falou a um oficial do governo comunista da república Popular da China, que era ateu. Veja como lidou com ele. O que pensa das suas respostas?" Isto montará o palco para uma discussão boa, inteligente.

CP: Li no livro que convidou o Sr. Zhao. Quando ele veio à América, disse que o levaria a alguns lugares. Gostava de saber o seu itinerário para esta viagem. À parte as entrevistas, etc., onde planeia levar o Sr. Zhao? Qual é o seu plano?

Palau: Antes de o Sr. Zhao vir tivemo-lo no estado do Oregon, onde temos o nosso centro de operações. E nós levámo-lo ... Temos um amigo que possui 240 hectares em terreno montanhoso, com dois ou três riachos e cavalos e tudo.

(Falando ao agente publicitário ao lado) E ele andou num todo-o-terreno – veículo com tracção ás quatro rodas. Eu receei que ele morresse e eu fosse acusado de matar um Oficial Chinês. Ele gostava muito daquilo! Subindo e descendo colinas e através das ravinas. E também os levámos, a algumas das pessoas, não tenho a certeza de que ele o tenha feito, a disparar montados a cavalo. Eles dispararam, não a pássaros, mas aos pratos. Fizeram tiro aos pratos do dorso de um cavalo.

Ele gostou muito daquilo. E agora, na China, a palavra tem-se espalhado a alto nível, a saber, que se forem a Oregon, serão realmente bem tratados. Agora, eles querem ir à Florida. Querem ver a Florida e desfrutar um pouco do brilho do sol ali. De facto, o Sr. Zhao ou Sr. Ying, o ministro da religião, um deles disse, "Se Deus fez o sol, queremos vê-lo!" (risadas)

Portanto, sinto que estou a conseguir levá-los a falar mais sobre conversas de fé, mais: “a não serem tão defensivos sobre Deus.”

O que estamos a tentar fazer com um livro como este….bem, essa é uma questão separada. Mas isto é o que estamos a fazer. Ele fez uma curta visita a Washington D.C., visitando alguns amigos. Ele fez um exame médico e tem a mãe a morrer, por isso ele vai regressar directamente a casa. Mas no resto do tempo, vamos tentar levá-lo a Miami, Florida. Vamos proporcionar-lhe o resplendor do sol ali. Sabemos que alguns amigos de negócios que vivem lá querem oferecer-lhe uma camisola de futebol [Americano] dos Miami Dolphins, com o nº 8 e o nome dele estampado. O Presidente da Câmara de Fort Lauderdale vai honrá-lo, entregando-lhe a chave da cidade. Vamos oferecer-lhe um jantar e levá-lo a passear num iate. Um amigo nosso proporcionará um passeio de iate no canal principal. E depois vamo-nos separar. Ele tem sido muito graciosos comigo. Viagens e jantares. É verdade.

CP: Última questão. Quando visitará de novo a China e o que vai lá fazer?

Palau: Eu dir-lhe-ei o que espero. Que antes dos Jogos Olímpicos, tenhamos, desde que os Comunistas tomaram a China, o primeiro grande ajuntamento público num estádio. Penso estarmos a três quartos de o conseguir. Estamos a trabalhar bastante no programa. Mas estou quase 100% certo de que o Senhor vai permitir que aconteça. 

CP: Amém a isso.

Palau:
Amém! É como diz!

Portanto desde o primeiro dia que fui lá, eu disse às pessoas de topo - eu fui sempre muito franco - … De facto eles disseram-me, “Uma das razões porque o respeitamos é porque desde o início foi franco connosco. Não veio oferecer jeans ou alimentos ou leite ou o que quer que fosse. Ou leite em pó. Veio e disse-nos logo, “Quero ter um milhão de pessoas na Praça Tiananmen para lhes pregar o Evangelho.” Eles riram-se mas disseram sempre, “Seja paciente, seja paciente.” Por isso, estou a ser paciente. Da última vez disse a um dos ministros que não posso ficar parado. Eu disse, “Não posso esperar eternamente. Estou a envelhecer, sabe? Disse que me dava  a minha oportunidade.”

Não me importo que isto seja publicado porque o disse abertamente e eles estão por dentro de tudo. Quero ver o povo Chinês perder o medo. Não os Chineses, mas que a China perca o medo do Cristianismo, pois não é uma força inimiga. Desejava que estivesse presente na discussão que tivemos, porque poupar-lhe-ia tempo. Disse-o na presença deles, e dir-lhes-ei de novo. A China provavelmente será a força dominante durante 100 anos se Jesus não voltar entretanto. E eu espero que seja uma China Cristã. Tenho-o dito desde o início. A primeira vez que o afirmei foi em Hong Kong, no último festival antes de se ter tornado parte da República Popular. Muitas pessoas estão sempre a dizer-me, “Não diga isso.” Mas eu afirmo-o do estádio. Eu disse, “Esta é a primeira campanha pública na República Popular da China. Desde que Hong Kong se tornou parte da China, eu disse, “Esta é a primeira campanha pública nos últimos 100 anos na República Popular da China.” E os crentes locais ficaram um pouco nervosos porque havia oficiais da República Popular. Mas de facto, eles não se insurgiram contra mim. Creio que quando se é franco, as pessoas podem dizer, “Ele pode ser doido mas sabemos o que pretende.”

Querendo Deus – estamos em Fevereiro – espero que seja em Março, Abril, Maio, Junho. Julho seria demasiado  junto aos Jogos Olímpicos. Estive nas principais cidades onde ocorreram os Jogos Olímpicos. Estive dentro e fora dos países. Creia que tudo se perde, devido aos Jogos Olímpicos serem tudo. Por isso tentar fazer um festival durante os Jogos Olímpicos seria perda de tempo – para mim, para o meu estilo.

Mas um a um, encorajo os seus leitores a irem, irem, irem! É uma grande oportunidade. Uma grande oportunidade. Eles estão completamente abertos. Não impedirão que levem Bíblias.

CP: Tenho a certeza que todos estarão atentos ao grande ajuntamento que pretende.

Palau: Eu, também. Espero que venham de toda a parte. A questão é, como levar a palavra de modo a que os crentes possam vir de todos os lados.

Agora, perguntou-me algo sobre as igrejas não registadas, não foi? E eu não respondi. Não foi uma das primeiras questões sobre …

CP: Oh, eu perguntei sobre os Jogos Olímpicos e como uma série de grupos dos direitos humanos os estão a usar como plataforma para despertar consciências sobre a situação no Darfur, refugiados da Coreia do Norte, e as igrejas subterrâneas. Quis saber … Na realidade, se o Sr. Zhao estivesse presente eu perguntar-lhe-ia se a China vai fazer mudanças para abordar estas questões.

Palau: Essa seria uma boa questão para o Sr. Zhao. E ele responder-lhe-ia.

O que eu disse ao colega do Christianity Today foi: Eu sou um evangelista, não um político. Não quero ser político. E não sou profeta. Conhece o Cristianismo, por isso sabe que há diferença. Um apóstolo é uma pessoa na Bíblia que ... Os sinais de um apóstolo eram milagres e obras de poder que estabeleceram a igreja. Os profetas denunciavam o mal, não era? Eles eram porta-vozes de Deus que denunciavam o mal e abalavam um lugar. Eles perdiam as suas cabeças por causa disso. Um evangelista é um proclamador de Boas Novas. É isto que sou. Não sou profeta. As poucas vezes que tentei fazer declarações proféticas, provoquei uma grande agitação que não ajudou. Pois esse não é o meu dom! O meu dom é ir a uma cidade levar as Boas Novas. Nós sabemos que as Boas Novas mudarão as pessoas, consequentemente mudarão famílias e finalmente causarão efeito na sociedade. Demora duas gerações.

Eu perguntei a Mark se denunciava estas coisas. Eu não vejo o apóstolo Paulo a denunciá-las, mesmo como apóstolo e evangelista. Ele não atacou a hierarquia do Império Romano. Ele proclamou as Boas Novas. E 300 anos depois, todo o império estava mudado.

Portanto, o meu alvo é, quando as portas se abrirem – sei a razão porque o Senhor as abriu para mim -, proclamar as Boas Novas do Seu Filho; não me envergonhar d’Ele; falar bem d’Ele  e chamar as pessoas ao arrependimento e à fé. É esta a minha chamada. Outras pessoas têm outras chamadas e devem avançar e realizá-las.

Luis Palau é o fundador da Associação Evangelística Luis Palau, um ministério sedeado em Portland, Oregon, que está comprometido a evangelizar de modo inovativo por todo o mundo, Ele é um afamado evangelista que já pregou para audiências ao vivo em 72 países, a mais de 25 milhões de pessoas. Ele é autor de mais de 50 livros e opúsculos em Inglês e Espanhol. Alguns estão traduzidos na língua Portuguesa.

FRUINDO DA ADMIRÁVEL GRAÇA DE DEUS,
A NOSSA MISSÃO É AJUDAR TODOS 
A USUFRUIR DA MESMA GRAÇA.

"... vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão" (2 Coríntios 6:1).
Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus ... (Efésios 3:2)
"... que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar
a ação de graças para glória de Deus" (2 Coríntios 4:15).
"Porque pela graça sois salvos ..." (Efésios 2:8).

  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário