• 1
  • 2
  • 3

Servindo entusiasticamente,
com amor e temor,

para em tudo te enriquecer em Cristo, em toda a Palavra, em todo o conhecimento (1 Coríntios 1:5).

Testemunhos

Dário Botas

Como morrer em Cristo tem mais valor do que nada.

José Jacinto Carvalho

Conversão significa mudar de vida e a minha vida mudou mesmo.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03JULI26
Therians

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de julho de 2026

Carlos Simões 28JUNI26
Queres ser salvo?

Tema abordado por Carlos Simões em 28 de junho de 2026

Carlos Oliveira 26JUNI26
Não sou canibal

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:6,7

Estudo realizado em 01 de julho de 2026

ver mais

04-06-15 - Brasil: Encontro reuniu adeptos da cultura pagã

Pagãos no Brasil

     Crença que busca o culto e o respeito às forças da natureza, o paganismo, foi tema de um evento gratuito.

     Com o objetivo de reunir praticantes, simpatizantes e curiosos sobre o paganismo, uma religião que busca o culto e o respeito às forças da natureza, aconteceu no Parque dos Bilhares, zona Centro-Sul, o Encontro Social Pagão com o tema “Danças Ritualísticas”.

     Segundo um dos organizadores do encontro, Mário Kássio, a intenção foi enriquecer a cena pagã em Manaus. “Algumas pessoas se interessam, mas não tem com quem discutir, não conhecem outras pessoas com interesse em comum. Nesta reunião, falamos sobre dança ritualística com o foco nas danças circulares e seus benefícios. Estas danças são muito usadas para se entrar em sintonia com uma divindade, com o seu ‘eu’ interior ou ainda para despertar o sentimento de comunidade, como é o caso das danças circulares”, explicou.
 

     O encontro foi gratuito e se pediu apenas que se levasse toalhas e o lanche para que o grupo pudesse se sentar e comungar juntos. “Além disso, a reunião serviu como ponto de coleta para alguns materiais recicláveis que serão enviados à Terracycle (um programa de reciclagem), que devolverá como ajuda para as Organizações Não Governamentais (ONGs). No caso, foi escolhida a ONG Bicho Amado (OBA), que é uma organização que cuida de animais abandonados a encontrarem um novo lar”, disse o organizador.


Culto à natureza

     O paganismo é uma religião que tem como base o culto à natureza e seus ciclos. Seus adeptos enxergam as divindades como presentes em cada manifestação na Terra. Com o advento das religiões Cristãs, o termo ‘pagão’ ficou conhecido como sinónimo de ‘não-Cristão’. “O termo ‘pagão’ vem do latim ‘paganus’ e se refere ao povo que vivia na área rural, que, nesta época, enxergavam os deuses através das manifestações da natureza, como a chuva, o sol, a lua, entre outros”, explicou Kássio.

     Na religião, os deuses da natureza eram reverenciados como forma de intercessão para colheitas mais fartas ou que o inverno não fosse tão rigoroso, por exemplo.

     Pagão há 11 anos, Kássio conta que começou a se interessar pelo universo da religião. “Comecei a mergulhar no paganismo por sentir atração pela natureza. As vivências e os estudos me deram mais respostas do que as religiões mais tradicionais. Pode parecer clichê, mas a sensação é de estar em casa”, disse.

     A jornalista Luana Silva, de 27 anos, é uma das que participará do encontro. Ainda sem conhecer muito sobre a religião, Luana conta que vai ao evento por curiosidade. “Me chamou a atenção a proposta por envolver a dança ritualística e ser algo relacionado a uma tradição oculta e desconhecida, por carregar esse estigma de que oculto é coisa do “demónio”, e parece ser algo que envolve o corpo, a mente e a natureza”.


NOTA: Quando as pessoas voltam as costas ao Criador, claramente visível pelas coisas que estão criadas, em vez de O adorarem e servirem a Ele que "é bendito eternamente", adoram e servem
antes a criatura. Convém, porém, que os tais saibam que, segundo "a justiça de Deus ... são dignos de morte os que tais coisas praticam ...", manifestando-se do Céu "a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça" (Romanos 1:18-32). Os tais, porém, se arrependerem-se e crerem no Senhor Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador, poderão ser livres "da ira futura" (1 Tessalonicenses 1:10).

FRUINDO DA ADMIRÁVEL GRAÇA DE DEUS,
A NOSSA MISSÃO É AJUDAR TODOS 
A USUFRUIR DA MESMA GRAÇA.

"... vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão" (2 Coríntios 6:1).
Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus ... (Efésios 3:2)
"... que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar
a ação de graças para glória de Deus" (2 Coríntios 4:15).
"Porque pela graça sois salvos ..." (Efésios 2:8).

  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário