24-02-08 - As cidades mais pecaminosas da América?
Quais são as cidades mais pecaminosas na América? Como podemos saber? Bem, a revista Forbes tentou fazer esta classificação. A revista recentemente fez uma classificação dos tradicionais sete pecados mortais – e rotulou as cidades “Dez Mais” em cada pecado.Eis os pecados e as Cidades Mais em cada categoria pecaminosa:
Mais Lasciva: Denver ficou em primeiro lugar, acompanhada de San Antonio, Portland, Seattle, Salt Lake City, Boise, Washington, DC, Cincinnati, Columbus, Baltimore e Buffalo/Rochester. A AC Nielson, firma de pesquisas, usou o número de vendas de contraceptivos e artigos de sexo para classificar a lista.
Mais Invejosa: Memphis está no topo da lista, seguida de Charlotte, San Antonio, Seattle, Providence, Phoenix, Salt Lake City, Columbus, Oklahoma City, Chicago. A classificação foi feita em função dos índices de crime contra a propriedade pessoal.
Mais Obesa [Glutonaria]: Memphis, Birmingham, San Antonio, Riverside/San Bernardino, Detroit, Jacksonville, Nashville, Oklahoma City, Kansas City, San Diego. Estatísticas no campo da saúde conduziram a esta lista.
Mais Avara [Avareza]: San Jose, San Francisco, Seattle, Denver, Boston, New York, Dallas, Los Angeles, Washington, Miami. A classificação sobre este pecado foi determinada pela concentração de grandes riquezas.
Mais Homicida [Ira]: As estatísticas do crime são claras – A cidade mais homicida é Detroit, seguida de Baltimore, New Orleans, Newark, St. Louis, Oakland, Washington DC, Cincinnati, Philadelphia, e Buffalo.
Mais Sedentária [Preguiça]: Memphis também está aqui no topo da lista, seguida de New Orleans, Las Vegas, Detroit, Birmingham, Louisville, San Antonio, Jacksonville, Nashville, e Miami.
Mais Presunçosa [Orgulho]: "O orgulho é tido como um pecado mortal. Muito poucos Americanos vêem o seu aspecto nestes termos," dizem os repórteres, que usaram a cirurgia plástica como sinal deste pecado. Talvez surpreendentemente, Salt Lake City ocupe o primeiro lugar, seguido de San Francisco, San Diego, San Jose, Miami, Louisville, Nashville, Virginia Beach, New York, e Los Angeles.
É interessante que a Bíblia e a tradição Cristã associem muitas vezes o pecado às cidades. A concentração de seres humanos nas cidades muitas vezes potencia a prática do pecado e oferece oportunidades não disponíveis de outro modo. Das “cidades das planícies” a Nínive, Babilónia, e Roma, as cidades muitas vezes tornaram-se símbolos do orgulho humano, lascívia, e pecado do egoísmo.
Semelhantemente, O Preregrino de John Bunyan – talvez o livro mais influente na língua inglesa, depois da Bíblia, entre os Cristãos – simbolizou a pecaminosidade e a sedução da cidade na sua representação figurativa denominada Feira das Vaidades.
Mas que diremos à lista de Forbes? Em última análise, provavelmente não terá mais utilidade do que tema de conversa. As pessoas de Salt Lake City serão realmente mais presunçosas do que as de Atlanta? Os cidadãos de Memphis serão realmente mais invejosos do que os de Houston? Quem pode saber? As estatísticas escolhidas para a reportagem contam apenas parte da história.
Ainda assim, é interessante ponderar a questão de se os pecados são particularmente celebrados e estão concentrados em certas cidades. Seria difícil de ignorar a propaganda que Las Vegas faz de si mesma. No entanto, não é verdade que o que acontece em Las Vegas, se cinja a Las Vegas. Os pecados espalham-se velozmente, e o pecado é super contagioso.
Na realidade, o mundo todo é um mundo Génesis 3 – um mundo decaído habitado por pecadores. O pecado é um problema universal e todo o ser humano, individualmente, é um pecador. Coloquemos a humanidade pecaminosa num sítio isolado e o pecado multiplicar-se-á inevitavelmente.
Se há algo que a lista de Forbes deverá lembrar aos cristãos, é o grande desafio de evangelizar as cidades – uma tarefa que demonstra o fracasso Cristão até à presente data. Nesse sentido, a lista de Forbes é assombrante, humilhante, e de partir o coração. Mas, noutro sentido, também pode ser motivante. Esperemos que sim.




