• 1
  • 2
  • 3

Servindo entusiasticamente,
com amor e temor,

para em tudo te enriquecer em Cristo, em toda a Palavra, em todo o conhecimento (1 Coríntios 1:5).

Testemunhos

Dário Botas

Como morrer em Cristo tem mais valor do que nada.

José Jacinto Carvalho

Conversão significa mudar de vida e a minha vida mudou mesmo.

Sermões e Estudos

Carlos Simões 28JUNI26
Queres ser salvo?

Tema abordado por Carlos Simões em 28 de junho de 2026

Carlos Oliveira 26JUNI26
Não sou canibal

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de junho de 2026

David Gomes 21JUNI26
Esperar

Tema abordado por David Gomes em 21 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:6

Estudo realizado em 24 de junho de 2026

ver mais

08-08-2021 - Pessoas com o hábito de ler a Bíblia são mais esperançosas e perdoadoras, revela pesquisa

Mulher lendo a Bíblia (Imagem: freepick)

Mulher lendo a Bíblia (Imagem: freepick)

 

     As pessoas com o hábito de ler a Bíblia são mais esperançosas e perdoadoras, mesmo enfrentando dificuldades, segundo a pesquisa da Sociedade Bíblica Americana (SBA).

     O estudo chamado State of the Bible, realizado em janeiro deste ano, pesquisou como as pessoas recorrem às Escrituras em busca de conforto quando estão stressadas e como a Bíblia ajuda as pessoas a lidarem com o sofrimento e traumas emocionais.

     Usando uma escala da Hope Agency com um intervalo de 3 a 24 pontos, os pesquisadores puderam medir o nível de esperança dos participantes.

     De acordo com os resultados da pesquisa da Sociedade Bíblica, os entrevistados que estavam “envolvidos com as Escrituras” apresentaram níveis mais altos de esperança em relação à população em geral, marcando 18 pontos na escala da Hope Agency.

     A pesquisa também detetou que essas pessoas mais esperançosas estão na média de nível de stress de pessoas não envolvidas com a Palavra de Deus, marcando 13 pontos numa escala de 0-40, em relação a média geral de 14.

     Embora os leitores da Bíblia possuam o mesmo nível de stress do que não leitores, eles possuem mais esperança para enfrentar as dificuldades e os traumas emocionais. De acordo com os pesquisadores, “os níveis mais elevados de esperança fornecem pistas de como a Bíblia pode ajudá-los a enfrentar o stress e olhar para o futuro com expectativa”.

     Segundo o National Council for Mental Wellbeing, “70 % dos adultos nos Estados Unidos experimentaram algum tipo de evento traumático pelo menos uma vez na vida”. E mais da metade dos adolescentes com 16 anos relataram que já passaram por pelo menos um evento traumático, de acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos.

     Num contexto em que os traumas se tornam cada vez mais frequentes, a pesquisa da SBA mostrou que “um forte relacionamento com a Bíblia muitas vezes coexiste com as adversidades da vida, podendo ser mesmo compelido por estas. Estar enraizado na Bíblia não impede circunstâncias difíceis, mas pode proporcionar descanso e esperança”.

     O estudo também indicou que pessoas com o hábito de ler a Bíblia são mais perdoadoras, apesar de enfrentar traumas emocionais por toda a vida.

     “O envolvimento com as Escrituras está significativamente relacionado com a evidência de perdão. Quanto mais alguém se envolve com as Escrituras, maior a probabilidade de perdoar os outros”, afirmou a SBA.

 

- in Christianity Daily

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

_________________________________________

NOTA de esclarecimento importante:

Esta secção de notícias é exatamente isso, e tão somente isso: notícias, visando informar o povo de Deus do que vai acontecendo no mundo. Não significa que subscrevamos princípios, práticas e costumes associados às mesmas. O resto do portal esclarece bem e com rigor o que realmente cremos à luz das Escrituras bem manejadas.

FRUINDO DA ADMIRÁVEL GRAÇA DE DEUS,
A NOSSA MISSÃO É AJUDAR TODOS 
A USUFRUIR DA MESMA GRAÇA.

"... vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão" (2 Coríntios 6:1).
Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus ... (Efésios 3:2)
"... que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar
a ação de graças para glória de Deus" (2 Coríntios 4:15).
"Porque pela graça sois salvos ..." (Efésios 2:8).

  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário