07-08-2021 - Disney remove ‘meninos e meninas’ da saudação do parque para ser mais inclusiva

Show de fogos de artifício no Magic Kingdom, Disney World. (Foto: Jaime Creixems/ Unsplash)
A Walt Disney World, em Orlando, na Flórida, reformulou a saudação para seu show de fogos de artifício no Magic Kingdom a fim de ser mais inclusivo. Agora que o show noturno de fogos de artifício voltou, após um longo período de inatividade devido à pandemia, o locutor emitiu uma saudação mais resumida: “Sonhadores de todas as idades”.
Antes, era “Senhoras e senhores, meninos e meninas, sonhadores de todas as idades ...”. A alteração foi comunicada aos membros do elenco da Disney, dois dias antes. Os responsáveis argumentaram que o parque temático rejeitou a primeira parte da saudação em nome da “inclusão”.
Linguagem neutra
Vale observar também que, a saudação retrabalhada na locução japonesa, não teve início na Disney, mas na Oriental Land Company, que licencia a marca Disney, os seus personagens e as suas imagens para o parque.
“A nova saudação dá as boas-vindas a todos e não usa linguagem baseada em sexo ou gênero”, de acordo com o HuffPost. Um porta-voz da Oriental Land Company disse que a mudança foi feita para fazer as pessoas de todas as identidades sexuais e de género “se sentirem confortáveis no parque”.
“É um julgamento abrangente considerando a situação social atual, como a diversidade”, explicou o porta-voz. Ele disse que, recentemente, as locuções sobre desfiles e shows, Country Bear Theater na Disneylândia de Tóquio e o Enchanted Tiki Room e algumas outras atrações, como Stitch Presents 'Aloha e Como Mai', também foram alteradas.
Há anos atrás, Jack Wagner, conhecido por muitos como “a voz da Disney”, estimou que disse “senhoras e senhores, meninos e meninas”, cerca de oito milhões de vezes durante a sua gestão de duas décadas como locutor do parque da Disneylândia em Califórnia, Disney World na Flórida e Tokyo Disneyland.
- in Christian Post
A FARSA DA INCLUSÃO COM PRONOMES NEUTROS
(Não sei quem é o autor, mas vale a pena a leitura)
Outro dia sentei-me num restaurante com um amigo. A empregada chega para nos atender, cumprimenta-nos com um sorriso:
- "Olá Amigues!"
- "Amigues?", eu disse, também com um sorriso.
- "Isso mesmo, somos um restaurante inclusivo!", respondeu ela com orgulho.
- "Olha que bom! Isso é ótimo porque daqui a pouco chegará um amigo que é cego. Vocês têm o cardápio em Braille?"
- "Não, não temos isso.”
- "Ok, mas a minha esposa também vem, mas vem com minha afilhada, que é autista. Vocês têm menu com pictogramas, otimizado para pessoas autistas?”
- "Não, desculpe...", ela disse visivelmente nervosa.
- "Não há problema, isso geralmente acontece. Imagino que a linguagem de sinais para clientes surdos vocês devem saber, certo?"
- "A verdade é que o senhor está a encurralar-me“, responde com um sorriso nervoso.
Ela ficou sem jeito, tímida de vergonha, um pouco de culpa e um pouco de desconforto também.
Então eu disse:
"- Não se preocupe, isso geralmente acontece. Mas lamento dizer que vocês não são um lugar inclusivo, vocês querem estar na moda. Aqui, as pessoas que referi não conseguiriam se comunicar ou pedir para comer ou beber.
Se quer ser inclusiva, inclua todos. Todos aqueles a que o sistema não dá oportunidade. É difícil, sim e muito, mas não devemos achar que um E, um X, ou @ no final faz de si inclusiva. Atentar contra a língua portuguesa não a tornará inclusiva, torná-la-á burra.
_________________________________________
NOTA de esclarecimento importante:
Esta secção de notícias é exatamente isso, e tão somente isso: notícias, visando informar o povo de Deus do que vai acontecendo no mundo. Não significa que subscrevamos princípios, práticas e costumes associados às mesmas. O resto do portal esclarece bem e com rigor o que realmente cremos à luz das Escrituras bem manejadas.




