• 1
  • 2
  • 3

Servindo entusiasticamente,
com amor e temor,

para em tudo te enriquecer em Cristo, em toda a Palavra, em todo o conhecimento (1 Coríntios 1:5).

Testemunhos

Dário Botas

Como morrer em Cristo tem mais valor do que nada.

José Jacinto Carvalho

Conversão significa mudar de vida e a minha vida mudou mesmo.

Sermões e Estudos

Carlos Simões 28JUNI26
Queres ser salvo?

Tema abordado por Carlos Simões em 28 de junho de 2026

Carlos Oliveira 26JUNI26
Não sou canibal

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de junho de 2026

David Gomes 21JUNI26
Esperar

Tema abordado por David Gomes em 21 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:6

Estudo realizado em 24 de junho de 2026

ver mais

18-04-2021 - Países que perseguem a Igreja: como vivem os Cristãos no Vietname

É difícil seguir a Cristo num país de maioria budista. (Foto: Portas Abertas)

É difícil seguir a Cristo num país de maioria budista. (Foto: Portas Abertas)

 

POPULAÇÃO: 98,3 milhões 
CRISTÃOS: 8,9 milhões 
RELIGIÃO: Budismo, cristianismo, islamismo, cao dai 
GOVERNO: Estado comunista 
LÍDER: Nguyen Phu Trong
POSIÇÃO: 19º na Lista Mundial da Perseguição

     Conhecido oficialmente como República Socialista do Vietname, o país que fica na península da Indochina, no Sudoeste Asiático, é o 14º mais populoso do mundo. No Vietname, o nível de perseguição que um Cristão enfrenta depende da sua denominação ou origem. 

     Comunidades históricas, como os católicos romanos, possuem uma certa liberdade, embora possam ser presas caso se tornem politicamente ativas. Grandes parcelas de terras de igrejas católicas, como escolas ou conventos, às vezes, podem ser confiscados pelo Estado.

     Os protestantes enfrentam uma perseguição mais intensa, especialmente nas áreas remotas do Centro e Norte do Vietname. A maioria pertence às minorias étnicas do país, como os hmong, e enfrenta exclusão social, discriminação e ataques.  

     Às vezes, casas são destruídas, forçando os Cristãos a deixarem as aldeias. Em vários casos, os seguidores de Cristo precisam fugir para o exterior para pedir asilo. Alguns vão para o Camboja, país vizinho, mas correm o risco de ser enviados de volta devido à pressão vietnamita.  

 

De que forma os Cristãos vietnamitas são perseguidos

     Opressão comunista e paranoia ditatorial são os principais fatores da perseguição aos Cristãos. O ambiente é hostil para todo aquele que se decide pelo Cristianismo. Normalmente, os Cristãos são tratados violentamente por oficiais do governo, partidos políticos, líderes de grupos étnicos e até parentes. 

     Há pressão sobre todos os Cristãos, particularmente à luz da forte retórica comunista. Entre as mulheres, apesar de 71% estarem empregadas, a desigualdade de género ainda é predominante no Vietname. Entre as Cristãs há medo, pois encontram diferentes formas de pressão e violência.  

     As ex-budistas e de culturas tribais, são forçadas pelas famílias a casar com não Cristãos. Muitas deixam de frequentar a igreja quando descobrem a sua nova fé. Dentro do próprio casamento, as mulheres enfrentam opressão e ameaças de divórcio por parte do marido. Mulheres e meninas também são mais vulneráveis ao abuso sexual, dada a sua menor posição na sociedade em comparação com os homens.

     Os homens Cristãos podem enfrentar assédio e discriminação no local de trabalho por causa da fé, e até mesmo perder o emprego. Pastores são alvos de prisão e sequestro. Uma vez sob custódia, eles são tratados duramente, inclusive com espancamento. 

     A pressão para renunciar à fé é intensa. Um Cristão foi supostamente envenenado pela polícia antes de ser espancado fisicamente. A família, ao visitá-lo, encontrou-o acorrentado a uma cama de hospital.

     Mesmo com esse cenário, há Cristãos perseverando no Vietname e confiando nas providências de Deus. “Nós convertemo-nos há muito tempo. Recebemos restauração e bênção do nosso Senhor. Ele mudou as nossas vidas. Não negaremos a nossa fé”. Essas são as palavras de Ai e Liem, Cristãos vietnamitas perseguidos por causa do nome de Jesus.

- in Guiame

NOTA: 
Oremos por dois nossos irmãos na fé que se encontram neste país há algum tempo. Por razões de segurança não colocamos os seus nomes aqui. Muitos sabem a quem nos referimos.

 

 

 

 

 

 

_________________________________________

NOTA de esclarecimento importante:

Esta secção de notícias é exatamente isso, e tão somente isso: notícias, visando informar o povo de Deus do que vai acontecendo no mundo. Não significa que subscrevamos princípios, práticas e costumes associados às mesmas. O resto do portal esclarece bem e com rigor o que realmente cremos à luz das Escrituras bem manejadas.

FRUINDO DA ADMIRÁVEL GRAÇA DE DEUS,
A NOSSA MISSÃO É AJUDAR TODOS 
A USUFRUIR DA MESMA GRAÇA.

"... vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão" (2 Coríntios 6:1).
Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus ... (Efésios 3:2)
"... que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar
a ação de graças para glória de Deus" (2 Coríntios 4:15).
"Porque pela graça sois salvos ..." (Efésios 2:8).

  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário